Em São Lourenço do Oeste, Promotoria de Justiça fala sobre direitos de imigrantes
Direito a assistência jurídica, segurança, emprego e educação foram alguns dos temas abordados pelo Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes e pelas Estagiárias de Graduação Emanuelli Kunzler Marinho de Mello e Heloísa Nicoli Fedrigo, que representaram o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em um evento no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São Lourenço do Oeste. O evento, que ocorreu em junho, reuniu cerca de 20 mulheres de diferentes nacionalidades que estudam no instituto.
Durante a palestra, além de esclarecer quais direitos são garantidos às mulheres, o Promotor de Justiça e a equipe apresentaram o trabalho de órgãos importantes como a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Defensoria Pública e o Sistema Nacional de Emprego. "Também destacamos a importância e a obrigatoriedade da educação para crianças dos quatro aos 17 anos de idade. Ao final, entregamos uma cartilha para cada uma em que há uma breve explicação sobre os temas abordados na palestra junto do endereço e do contato dos respectivos órgãos", relata. .
A venezuelana Andrea Gramática, de 18 anos de idade, conta que estuda português e inglês no IFSC e que pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para poder cursar a faculdade de línguas e idiomas ou a de relações internacionais. "Estou aprendendo muita coisa. O Brasil é muito bonito na natureza e as pessoas são muito acolhedoras. Gostei muito da palestra, principalmente sobre os direitos do trabalho e a educação. É muito importante, porque acho que todos precisamos dos mesmos direitos. Somos pessoas, somos humanos. A xenofobia é muito ruim. Como a gente fala, somos imigrantes, precisamos de ajuda também", diz.
O Promotor de Justiça destaca que a participação do Ministério Público em eventos como esse é extremamente importante, pois, na grande maioria das vezes, os imigrantes chegam ao Brasil sem saber quais serviços estão disponíveis e como podem ser utilizados por eles e acabam passando por dificuldades.
"Esclarecer os direitos dos imigrantes não apenas os protege, mas também fortalece a comunidade, promove a Justiça e contribui para uma sociedade mais inclusiva e equitativa. A missão do Ministério Público vai muito além do aspecto legal; abrange também a guarda e a promoção da cidadania, sendo essencial nossa intervenção em momentos como este", finaliza.
Rádio MPSC
Ouça o Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste