Em reunião, MPSC orienta FCF e clubes de futebol sobre encaminhamento de laudos técnicos para liberação de estádios em 2023
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) orientou, em reunião, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e os clubes que disputarão as séries A e B do Campeonato Catarinense 2023 sobre a necessidade de encaminhamento de laudos técnicos dos estádios que serão utilizados nas competições, conforme determina o Estatuto da Defesa do Torcedor (Lei Federal n. 10.671/2003).
De acordo com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC (CCO), Promotor de Justiça Eduardo Paladino, o Estatuto, em seu artigo 23, exige o encaminhamento de quatro laudos ao Ministério Público antes das competições: laudo de vistoria de engenharia, elaborado por engenheiro civil contratado pelos clubes; laudo de condições sanitárias, feito pela vigilância sanitária dos Municípios; laudo de prevenção e combate a incêndio que é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar; e laudo de segurança da Polícia Militar de Santa Catarina.
Paladino alertou, ainda, da importância do cumprimento dos prazos para o devido encaminhamento, fixados em Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o MPSC, a FCF e os clubes em 2013. Os clubes devem encaminhar os laudos à Federação em até 45 dias antes da competição. Esta, por sua vez, tem até 40 dias antes da competição para entrega dos documentos ao MPSC.
"O descumprimento dos prazos pode, inclusive, acarretar multa para clubes e/ou Federação, como previsto no termo de ajustamento de conduta", acrescentou Paladino.
Os laudos são recebidos, no MPSC, pelo CCO, que faz uma análise prévia e os encaminha às Promotorias de Justiça das Comarcas onde estão os estádios para a análise final e a tomada de medidas em caso de irregularidades. "Eventualmente se houver alguma restrição, seja por parte da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária ou Engenharia, a Promotoria de Justiça poderá tomar as providências necessárias, às vezes até impedindo a realização de jogos", destacou o Coordenador do CCO.
Após a explanação, o Promotor de Justiça esclareceu dúvidas dos representantes dos clubes de futebol. A reunião, que teve como tema macro a segurança nos estádios foi realizada na quarta-feira (26/10), na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. Também estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Santa Catarina.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste