Em Petrolândia, dois homens são condenados por abuso e maus-tratos a animais
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação de dois réus que recebiam animais domésticos para doação e cometiam maus-tratos e abuso contra esses animais. Os dois foram condenados, cada um, a um ano, nove meses e sete dias de detenção por praticarem ato de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais por no mínimo quatro vezes e por fraude processual a fim de atrapalhar as investigações.
De acordo com a denúncia, os crimes aconteciam na residência dos réus em Petrolândia, onde, em vez de destinarem os animais - a maioria cães - para doação, eles eram mantidos amarrados pelo pescoço e privados de água e comida. Por falta de cuidados básicos, os animais acabaram morrendo.
Os corpos eram jogados em uma mata próxima à residência e, segundo a denúncia, sabendo das investigações contra eles, no intuito de atrapalhar o trabalho da polícia, os dois moveram os restos mortais dos animais de lugar, colocando-os em sacos plásticos e depositando-os em um terreno vizinho.
Os réus desrespeitaram um acordo de não persecução penal previamente firmado com o MPSC, motivo pelo qual houve o prosseguimento do processo que culminou na condenação.
A detenção foi substituída por pena alternativa e o Juízo concedeu aos acusados o direito de recorrerem em liberdade.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste