16.10.2019

Em palestra na ACIF, PGJ destaca a importância do fortalecimento de parcerias

Na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Fernando da Silva Comin falou sobre resultados da atuação do MPSC e como a Instituição pode contribuir com o avanço dos indicadores sociais e o desenvolvimento econômico de Santa Catarina.
Post Com o tema "Ações do MPSC e o desenvolvimento de Santa Catarina", o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando da Silva Comin esteve na noite de terça-feira (15/10) na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para uma palestra.  A apresentação aconteceu durante a reunião semanal da diretoria executiva da Associação.


Logo na abertura, Comin destacou que estes encontros com entidades comerciais e empresariais já fazem parte de uma agenda do PGJ para fortalecimento de parcerias. "O nosso objetivo é conhecer e estar mais próximo do setor produtivo. Precisamos entender e saber quais são os desafios do comércio, da indústria e como podemos ter parcerias que contribuam com o desenvolvimento do nosso Estado, além estas entidades também precisam conhecer o Ministério Público".

O PGJ destacou como a Instituição pode contribuir com o avanço dos indicadores sociais e o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e enfatizou algumas frentes a serem desenvolvidas em conjunto com a iniciativa privada, a partir de um novo modelo de relacionamento. Citou a importância de políticas de compliance na prevenção de ilícitos; a formação de ambiente com segurança jurídica, por meio de política de incentivos fiscais transparente; a necessidade de infraestrutura logística adequada e o fortalecimento do ecossistema de tecnologia.

Outro objetivo da participação do PGJ nestas reuniões é mostrar os resultados do MPSC em todas as áreas de atuação. Comin apresentou alguns números da instituição como os valores recuperados com o Programa de Combate à Sonegação Fiscal, que já recuperou desde 2011, um total de R$1,13 bilhões, e reforçou a importância do FRBL - Fundo gerido pelo MPSC que financia projetos que beneficiam a sociedade catarinense, como o projeto PMSC Mobile - um aplicativo voltado ao policiamento monitorizado, com o intuito de gerir e registrar os atendimentos de ocorrências de forma mais eficaz.

A apresentação do PGJ foi ao encontro de alguns anseios da Associação. Segundo o presidente Rodrigo Estrázulas Rossoni, a ACIF está buscando meios de entender como pode facilitar o desenvolvimento econômico. "O Ministério Público é um agente importantíssimo em destravar o desenvolvimento em diversos aspectos, como em licenças, de processos, em procedimentos, em compreender antecipadamente quais são os projetos que os empresários e empreendedores têm para a cidade, para o Estado. Então nós vemos com bons olhos essa abertura que o MPSC está dando para a sociedade civil organizada e nós vamos buscar essa aproximação cada vez mais como uma pauta propositiva e produtiva de relacionamento, com simplicidade, mas com muita assertividade", destacou.

O PGJ já participou em reuniões com outras entidades como Fecomércio e FIESC, em Florianópolis e ACIJ, em Joinville.

Foto: Renato Gama



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social