Em incentivo ao respeito e à segurança na internet, MPSC realiza palestra sobre conscientização sobre bullying e cyberbullying em escola de Laguna
Para conscientizar crianças e adolescentes sobre bullying e ao cyberbullying, a Secretaria das Promotorias de Justiça da Comarca de Laguna (SEC LAGUNA) promoveu, em agosto, uma palestra com 32 alunos do 5º ano matutino do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Saul Ulyssea, em Laguna. Os estudantes aprenderam sobre como manter o ambiente escolar e a internet como lugares seguros e de respeito.
A palestra foi realizada pela analista em Serviço Social, Amanda de Aguiar, e pela e a residente de Serviço Social, Michelle da Silva Passos. O material utilizado foi o da campanha do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ''Bullying, isso não é brincadeira''. Durante a ação, foram distribuídos gibis para colorir e cartilhas da campanha.
A palestra contou com a parceria do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE), da Coordenadoria Regional de Educação de Laguna. Esta foi a terceira iniciativa com o tema realizada em escolas da cidade em 2025. As anteriores ocorreram na Escola de Educação Básica Comendador Rocha, para alunos das séries finais do Ensino Fundamental, e na Escola de Educação Básica Renato Ramos da Silva, para a turma de 5º ano.
Sobre a campanha ¿Bullying, isso não é brincadeira¿
A Campanha "Bullying, isso não é brincadeira" foi idealizada pelo Ministério Público de Santa Catarina com o objetivo de combater a prática do bullying nas escolas catarinenses por meio de ampla campanha intersetorial de conscientização a respeito do tema. Lançada, pela primeira vez, em 2010, a Campanha contou com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa.
Em 2023, seu alcance foi ampliado, trazendo enfoque sobre o protagonismo que adolescentes e jovens, tutelados por adultos, podem ter no combate a essa prática.
O combate ao Bullying está inserido em uma tarefa mais ampla de reforçar os laços sociais e comunitários, essenciais à proteção integral e ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Nessa tarefa, os adultos cumprem seu papel por meio de exemplos de comportamento social respeitoso e do incentivo a práticas de protagonismo das crianças e adolescentes sem seus espaços de convívio.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis