Em Balneário Camboriú dois irmãos são condenados por homicídio qualificado
Depois de quase dez horas de júri, o Conselho de Sentença acatou as teses do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e dois irmãos foram condenados por homicídio qualificado em Balneário Camboriú. O crime ocorreu em maio de 2014 em um bar no bairro Nações, quando um dos réus desferiu três golpes com um canivete contra a vítima, sendo que um deles atingiu o coração. A motivação do crime foi o ciúme que um dos réus sentia de sua companheira, que era ex-mulher do homem que foi morto.
No Tribunal do Júri, o Conselho de Sentença rejeitou todas as teses de defesa (legítima defesa, rixa, lesão corporal seguida de morte e o homicídio privilegiado, após agressão por parte da vítima) e o réu Orivaldo Galdino Barbosa foi condenado, nos termos da denúncia, por homicídio com as qualificadoras de motivo torpe (ciúmes) e recurso que dificultou a defesa da vítima, pela morte de Cristian Roberto Pellin.
A pena aplicada a Orivaldo foi de 14 anos de reclusão.
O Conselho de Sentença também reconheceu como culpado pela morte de Cristian, o irmão de Orivaldo, Rodrigo Barbosa. O Conselho de Sentença rejeitou a tese de defesa de negativa de autoria e Rodrigo foi condenado por homicídio com a qualificadora do recurso que dificultou a defesa da vítima.
A pena aplicada a Rodrigo foi de 12 anos de reclusão.
O Promotor de Justiça Luis Eduardo Couto de Oliveira Souto representou o MPSC no Tribunal do Júri de Balneário Camboriú.
Como o crime aconteceu
Segundo a denúncia do MPSC, o crime ocorreu por volta de 23h, num bar, localizado no bairro Nações, quando Cristian tentou se aproximar da ex-mulher de quem estava separado havia quatro meses. Ela repeliu a tentativa de reconciliação porque já estava se relacionando à época do crime com Orivaldo.
Cristian então resolveu sair do local, mas foi abordado pelos réus, que passaram a agredi-lo. Rodrigo segurou a vítima enquanto Orivaldo desferia os três golpes de canivete, atingindo o rosto e o tórax, sendo que um dos golpes atingiu o coração, levando a vítima a morte.
O réu Orivaldo agiu por motivo de ciúme de Cristian com a companheira, enquanto que Rodrigo se envolveu de forma voluntária para apoiar o irmão.
Os condenados vão cumprir a sentença em regime fechado.
Por já estarem respondendo ao processo livres, o Juízo permitiu que os irmãos recorram da decisão ou aguardem o trânsito em julgado em liberdade.
Saiba o que é
Trânsito em julgado
É quando a sentença se torna definitiva, não havendo mais recurso para recorrer ou modificar o julgamento.
Legenda: Promotor de Justiça Luis Eduardo Couto de Oliveira Souto, representou o MPSC no Tribunal de Júri em Balneário Camboriú.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste