Eleições virtuais para Conselho Superior acontecem nesta sexta-feira
As eleições para o Conselho Superior do Ministério Público, biênio 2020/2022, acontecem nesta sexta-feira (14/8), das 9 às 17 horas, virtualmente. Em virtude das medidas restritivas adotadas devido à pandemia, os representantes da primeira instância e do Colégio de Procuradores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) serão escolhidos por meio de votação totalmente eletrônica.
O sistema que será utilizado para a votação é o Helios Voting, um software livre internacional que usa criptografia de ponta a ponta ao registrar o voto de cada eleitor, impedindo que ele seja identificado até mesmo pela Comissão Eleitoral.
Reconhecido internacionalmente por sua segurança e agilidade, o sistema já foi implementado no MPSC em 2018 e é utilizado na indicação de representantes para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na formação da lista tríplice da Procuradoria-Geral de Justiça e até nas próprias eleições do Conselho Superior. A diferença é que, nos anos anteriores, o voto também poderia ser feito de forma presencial na sede da PGJ, enquanto, em 2020, será exclusivamente on-line , obedecendo ao Ato n. 434/2018/PGJ.
Ao acessar o sistema nesta sexta-feira, os membros do MPSC encontrarão a lista de candidatos ao Conselho Superior distribuída em ordem alfabética. A votação será confirmada por meio do usuário e senha gerados para a eleição e, ao final, será emitido um comprovante de votação para o eleitor.
As eleições acontecerão com o apoio do Laboratório de Segurança em Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (LabSec/UFSC), que acompanha a realização e configuração dos eventos e é responsável por uma auditoria externa para garantir a lisura do processo.
Veja abaixo a lista de candidatos em ordem alfabética.
Representantes da primeira instância:
- Abel Antunes de Mello;
- Carlos Henrique Fernandes;
- Davi do Espírito Santo;
- Eliana Volcato Nunes;
- Fábio de Souza Trajano;
- Fábio Strecker Schmitt;
- Gercino Gerson Gomes Neto;
- Lenir Roslindo Piffer;
- Monika Pabst;
- Narcísio Geraldino Rodrigues;
- Onofre José Carvalho Agostini;
- Rui Arno Richter.
Representantes do Colégio de Procuradores:
- Gladys Afonso;
- Jacson Corrêa;
- Lio Marcos Marin;
- Newton Henrique Trennepohl;
- Sonia Maria D. Groisman Piardi.
Sobre o Conselho Superior do Ministério Público
O Conselho Superior do Ministério Público, formado por 13 Procuradores de Justiça, analisa os procedimentos finalizados pelos Promotores de Justiça para verificar se a decisão de arquivar, propor um acordo ou ajuizar ação foi a mais correta. Também decide as promoções na carreira e as remoções dos Promotores de Justiça (mudança de comarca ou de Promotoria) e verifica se deve, ou não, ser afastado o membro que esteja respondendo a processo disciplinar.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente