Eleições 2022: A uma semana do início da propaganda eleitoral, veja como o MPSC participa do pleito
Os cargos eletivos deste ano são Governador e Deputado Estadual e, no âmbito federal, Deputado Federal, Senador e Presidente. A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas começa em 16 de agosto. Para tirar todas as dúvidas, a Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC fez um compilado das questões mais recorrentes e entrevistou o Promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain, especialista em legislação eleitoral, autor de livro e docente acadêmico. Assista aos vídeos e fique bem-informado.
VÍDEOS
Qual é o papel do Ministério Público nas eleições?
O Promotor Eleitoral acompanha a votação. Ele pode e deve se dirigir, tanto quanto possível, aos diferentes locais de votação para acompanhar o desenvolvimento da atividade de votação e resolver um eventual incidente, como dificuldade de algum eleitor, da mesa receptora de votos ou dos mesários. Assista ao vídeo e saiba mais!
Como é a atuação do MP catarinense nas eleições deste ano, que são federais?
O Promotor Eleitoral na zona eleitoral pode fazer um requerimento ao Juiz Eleitoral, que tem poder de polícia no sentido de verificar se a propaganda está ocorrendo ou não de maneira regular. Assista ao vídeo e saiba mais!
Qual é o papel que os Promotores Eleitorais cumprem?
O Promotor Eleitoral recebe informações sobre eventuais atividades irregulares durante o processo eleitoral. Assista ao vídeo e saiba mais!
Como o cidadão pode denunciar uma possível ilicitude eleitoral?
O cidadão pode fazer essa comunicação diretamente para a Promotoria Eleitoral e pode fazer isso com o pedido de sigilo. Assista ao vídeo e saiba mais!
Quais são as irregularidades mais comuns que o cidadão pode perceber para denunciar?
Pode perceber, por exemplo, um adesivo em veículo com tamanho maior do que deve. Ele também pode verificar em rede social a presença de algum tipo de mensagem que possa caracterizar uma irregularidade na propaganda eleitoral. Assista ao vídeo e saiba mais!
Quais são as irregularidades mais comuns na propaganda eleitoral pelas redes sociais?
O tipo de irregularidade na propaganda eleitoral em página na internet ou em rede social pode ser muito variado. O principal que a gente tem que salientar é o seguinte: o que estiver ali relativo a fato tem que ser verdadeiro. Assista ao vídeo e saiba mais!
Rádio MPSC
Ouça a Entrevista da Semana com o Promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain, especialista em legislação eleitoral, que responde a todas as dúvidas sobre o assunto.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente