Dupla que espancou homem até a morte é condenada pelo Tribunal do Júri de Chapecó
Dois réus que espancaram um homem até a morte foram condenados pelo Tribunal do Júri de Chapecó. O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou José de Lima e Lucas da Silva pela morte de Jonas Soares Camargo. O crime ocorreu no bairro Palmital em setembro de 2013.
Ambos foram condenados por homicídio duplamente qualificado por meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. José e Lucas foram sentenciados, respectivamente, a 14 e 12 anos de reclusão. Eles terão de cumprir a pena em regime inicial fechado.
O Promotor de Justiça Alessandro Rodrigo Argenta, que representou o MPSC na sessão na última quinta-feira (28/9), explica que o caso demorou para ser julgado pelo Tribunal do Júri em razão de um equívoco cometido pelo cartório, que indevidamente arquivou o procedimento no mês de novembro de 2015, após pedido de baixa para diligências pelo Ministério Público. Entretanto, graças ao trabalho da Promotoria Regional da Segurança Pública de Chapecó, que fez uma análise dos casos de homicídio praticados na comarca, foi possível retomar o curso do processo a tempo e os réus foram julgados antes do prazo prescricional.
Em que pese os prejuízos decorrentes da não realização das diligências requeridas pelo Ministério Público à época, os jurados reconheceram a prática do crime de homicídio qualificado atribuído aos dois réus. Não fosse o trabalho desenvolvido pela Promotoria Regional de Segurança Pública, possivelmente o procedimento permaneceria arquivado, e estaria fadado à prescrição em curto tempo, já que ambos os réus eram menores de 21 anos na data dos fatos, enfatizou o Promotor de Justiça.
Com relação ao erro no arquivamento, a 14ª Promotoria de Justiça informou à Direção do Foro da Comarca de Chapecó que poderá adotar as providências que entender cabíveis com relação ao servidor responsável pelo arquivamento indevido do feito.
Entenda o caso
De acordo com a denúncia, entre a noite de 6 e a madrugada de 7 de setembro de 2013, os réus estavam em frente a uma casa de shows no bairro Palmital, cada um em um veículo. Em determinado momento, eles convidaram a vítima a conduzi-los até outro local.
Na sequência, todos foram até o fim da rua Recife, no mesmo bairro, e passaram a desferir socos e chutes em Jonas, bem como arremessaram contra ele pedras, tijolos e latas. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Cabe recurso da sentença, mas a Justiça negou aos réus o direito de recorrer em liberdade.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste