Detento é condenado a 24 anos e seis meses de prisão por matar colega de cela em presídio de Joinville
Com base na denúncia do MPSC, júri reconheceu três qualificadoras no crime: motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima, morta com mais de 20 perfurações no corpo.
Um detento levado a júri popular em Joinville por ter matado outro detento em uma cela do Presídio de Joinville foi condenado à pena de 24 anos, seis meses e 12 dias de reclusão em regime inicial fechado. Nesta quinta-feira (23/10), Tribunal do Júri acatou a condenação requerida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por homicídio triplamente qualificado — motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Conforme a denúncia do MPSC, o crime ocorreu em 30 de dezembro de 2023, por volta das 19h, quando um detento do Presídio de Joinville, armado com um estoque, perfurou o pescoço de outro detento, aplicou-lhe um mata-leão e desferiu mais de 20 perfurações em seu corpo. Depois, o acusado decepou as orelhas da vítima com uma lâmina de barbear e perfurou seus olhos. O ataque resultou na morte da vítima.
O corpo foi escondido e, na manhã seguinte, o autor o retirou da cela e confessou o crime aos policiais penais, sendo preso em flagrante. A motivação teria sido vingança por uma tentativa de homicídio anterior cometida pela vítima quando ambos estavam em liberdade. O caso é marcado pela brutalidade dos atos.
O crime foi cometido por motivo torpe, com extrema crueldade, mediante dissimulação e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Houve também premeditação, pois a consumação do delito demandou a troca de celas por três detentos, dentre eles a vítima. Além disso, o homicídio foi praticado ao anoitecer. Na sentença, o réu teve negado o direito de recorrer em liberdade e foi determinada a imediata execução da pena. Outros dois réus acusados pelo crime foram absolvidos.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis