Denunciado pelo MPSC é condenado a 21 anos de reclusão por matar homem dentro do Presídio Regional de Joinville
Em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Joinville nesta terça-feira (11/10), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação de Hércules Pereira Soares por esfaquear e matar Loir Severo da Silva, dentro do Presídio Regional de Joinville.
Hércules, que confessou o crime perante o Juízo, foi sentenciado a 21 anos e quatro meses em regime fechado por homicídio duplamente qualificado: meio cruel e recurso que impediu a defesa da vítima. O outro réu foi absolvido a pedido do MPSC por não haver provas suficientes contra ele.
A ação penal pública relata que entre os dias 21 e 22 de dezembro de 2020, dentro do pavilhão cinco, no Presídio Regional de Joinville, o réu atacou e matou Loir a facadas enquanto ele dormia.
A Promotora de Justiça Adriane Nicoli Graciano, da 1ª Promotoria de Justiça sustentou que "o acusado aplicou golpes em regiões vitais e sensíveis do corpo da vítima causando-lhe sofrimento desnecessário. Além disso, atacou a vítima enquanto ela dormia, impedindo que esboçasse alguma reação de defesa". Ela defendeu a manutenção das qualificadoras por motivo torpe e recurso que impediu a defesa da vítima ao sustentar a condenação de Hércules.
As teses do MPSC foram acatadas integralmente. Da sentença cabe recurso e não foi concedido ao réu o direito de recorrer em liberdade. Hércules já estava em prisão preventiva antes da data do homicídio.
O segundo réu foi absolvido a pedido do MPSC. A Promotora de Justiça explica que "durante a instrução processual não se confirmaram os elementos colhidos no Inquérito Policial para pedir a condenação. Então, na sessão plenária do Júri, pedimos que fosse absolvido".
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste