Denúncia do Ministério Público resulta em condenação por feminicídio e abandono de incapazes em Gaspar
rádio MPSC
Ouça o Promotor de Justiça que atuou no caso, Augusto Zanelato Júnior.
Em uma sessão marcada por forte comoção e debates acalorados, o Tribunal do Júri da Comarca de Gaspar condenou, nesta quinta-feira (20), um homem pelos crimes de feminicídio qualificado e abandono de incapazes. A decisão, que impôs 25 anos de reclusão e 1 ano e 2 meses de detenção ao condenado, atende à tese sustentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que demonstrou a brutalidade do crime e a necessidade de punição exemplar.
O caso ocorreu na madrugada do dia 29 de julho de 2023, no bairro Bateias, em Gaspar, quando o acusado, inconformado com a intenção da vítima de pôr fim ao relacionamento, a assassinou por asfixia dentro da residência onde viviam. Após o crime, ele fugiu do local, deixando o corpo junto às três filhas do casal, todas com menos de três anos de idade na época. Durante o julgamento, os jurados reconheceram as quatro qualificadoras do homicídio, incluindo motivo fútil, meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e a condição de gênero no contexto de violência doméstica. Além disso, a condenação pelo abandono de incapazes foi agravada pelo fato de as vítimas serem descendentes do réu.
O Promotor de Justiça que atuou no caso, Augusto Zanelato Júnior, destacou a importância do julgamento para a sociedade: ¿Essa sentença representa um passo fundamental na luta contra a violência de gênero. O Tribunal do Júri enviou uma mensagem clara de que crimes dessa natureza não serão tolerados. O Ministério Público reafirma seu compromisso com a justiça e com a proteção das vítimas de violência doméstica, afirmou.
O caso reforça a importância do combate à violência contra a mulher e ao abandono infantil, alertando para a necessidade de medidas preventivas e de apoio às vítimas. O Ministério Público reafirma a disposição em atuar de forma incansável na defesa dos direitos humanos e na responsabilização de autores de crimes dessa natureza.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis