Correia Pinto: Homem que matou desafeto para defender a honra é condenado
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação de um homem pela morte de um desafeto, em julgamento realizado em Correia Pinto (a sessão do Júri durou cerca de 11 horas). O Conselho de Sentença reconheceu que houve homicídio qualificado privilegiado com emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, e que o crime foi praticado em um momento em que o réu estava sob violenta emoção. O Juízo considerou que o crime foi cometido na frente da filha da vítima, em plena luz do dia, em uma região urbana e perante várias testemunhas. A pena foi fixada em 11 anos, um mês e 10 dias de reclusão em regime inicial fechado.
A Promotora de Justiça Mariana Mocelin fez um pronunciamento em defesa da vida. "O réu alega que matou para defender a honra, mas a lei tem critérios bem definidos para punir quem comete homicídio", disse a Promotora de Justiça.
O crime aconteceu em 29 de janeiro de 2018. No início daquela tarde, o réu Edenilson da Silva Ruivo começou a rondar a residência de Francisco Borges Siqueira, e quando a vítima entrou no carro, ele deu dois tiros na cabeça dele, causando traumatismo cranioencefálico, que foi a causa da morte. Edenilson fugiu da cidade e permaneceu foragido durante quase quatro anos.
Durante a sessão do Júri, Edenilson confessou o crime e contou que jogou a arma no Rio Canoas durante a fuga. O réu admitiu que o ato foi motivado por uma traição conjugal. Ele perdoou a mulher, mas matou o desafeto.
O plenário do Fórum da Comarca de Correia Pinto ficou lotado do início ao fim do julgamento. Parentes e amigos da vítima e do réu acompanharam os depoimentos das testemunhas e os debates entre a acusação e a defesa.
Familiares de Francisco comentaram o veredito. "Esperei muito tempo por esse julgamento, e ter que relembrar do fato foi muito doloroso, mas a condenação traz uma sensação de alívio, por saber que a justiça foi estabelecida", disse a filha.
Já a esposa da vítima explicou que o desfecho do Júri representa um alívio para toda a família. "Passamos por momentos muito difíceis, e precisávamos dessa resolução. Agora podemos tocar a vida em paz", concluiu.
Últimas notícias
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil