Conselho Tutelar de Sangão: Participação popular fortalece proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes
Contando com a participação cidadã para a garantia da proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, serão realizadas, neste domingo (6/7), as eleições suplementares para novos membros do Conselho Tutelar de Sangão. A votação será na Câmara dos Vereadores do município, das 8h às 12h.
Atualmente, quatro conselheiras tutelares exercem a função de forma efetiva no município, das cinco vagas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Sem conselheiros suplentes disponíveis, a situação exige um novo processo de escolha, conforme determina o artigo 16, § 2º, da Resolução n. 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Com o objetivo de fiscalizar e prevenir crimes eleitorais, a votação contará com a atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). De acordo com a Promotora de Justiça Elizandra Sampaio Porto, "o papel do MPSC é garantir que a vontade popular seja respeitada e que o processo ocorra com total transparência. Caso a pessoa queira denunciar alguma irregularidade, é só entrar em contato por meio dos canais oficiais do órgão, com garantia de sigilo e apuração rigorosa".
O Conselho Tutelar é um dos pilares fundamentais na proteção dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Sua atuação direta junto à comunidade garante que situações de vulnerabilidade sejam identificadas e enfrentadas com agilidade e responsabilidade.
Serviço
O quê? Eleição suplementar para novos membros do Conselho Tutelar de Sangão.
Quando? Domingo, 6 de julho, das 8h às 12h.
Onde? Câmara de Vereadores do Município de Sangão - Rodovia SC-443, Km 2, n. 840 - CEP 88717-000, Centro, Sangão/SC.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis