Conhecimento além da sala de aula: estudantes da Uniavan visitam MPSC
Com a oportunidade de conhecer a prática jurídica, alunos do curso de Direito do Centro Universitário Avantis, Uniavan de Balneário Camboriú e Itapema, estiveram na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. A visita, que faz parte do programa "Por dentro do MPSC", aconteceu nesta terça-feira (24/6) na Sala de Sessões Aor Steffens Miranda.
A Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Lucia Anilda, incentivou os estudantes a conhecerem melhor a Instituição e a se inscreverem no programa de estágio. Responsável por receber os estudantes, Lucia os levou à sala de Sessões, onde assistiram a um vídeo introdutório sobre o MP, suas áreas de atuação e funcionamento.
Promovendo uma conversa com os estudantes, o Diretor do CEAF, Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira, começou contando sobre sua trajetória com a profissão. "Eu decidi ser Promotor de Justiça na sétima fase do curso. Fui assistir a um júri aqui na Capital e o Promotor de Justiça era o Davi do Espírito Santo. Ele falou para o Tribunal do Júri que a justiça, naquele caso em específico, não se fazia em um pedido de condenação e, sim, de absolvição", relembrou. "Nós temos essa liberdade para atuar e entender, dentro do processo, qual caminho vamos defender, e vermos como nosso trabalho faz toda a diferença para a comunidade em que estamos atuando, isso é o fator principal em tornar nosso trabalho tão gratificante", completou Stefano.
O Diretor do CEAF convidou os Promotores de Justiça João Gonçalves de Souza Neto, Alexandre Wanka e Gustavo Burtet Couto Vieira a participarem da conversa. Os três iniciaram recentemente suas carreiras no MPSC. Dessa maneira, os alunos fizeram perguntas relacionadas ao concurso - por exemplo, como manter o foco e não se comparar. "Podemos dar diversas dicas para vocês, mas se lembrem que a história de cada um é diferente. Por exemplo, eu tentei diversos concursos até estar aqui. Trabalhei em outros lugares, mas sempre estudando e com pessoas ao meu redor me incentivando", contou Alexandre. Para complementar a fala do colega, João falou sobre sua trajetória: "Já eu sempre tentei o Ministério Público, mas do Brasil inteiro. Fiz diversas provas em diferentes locais, de Santa Catarina ao Pará. Vocês vão ter reprovações no início, na segunda fase, na parte de oratória, mas tenham em mente o que vocês querem e continuem focados".
Esta edição do "Por dentro do MPSC" contou com cerca de 30 estudantes e todos se mostraram muito interessados em fazer perguntas aos Promotores de Justiça, que estavam dispostos a tirar dúvidas.
O Promotor de Justiça Gustavo Burtet falou sobre a importância de conciliar a vida pessoal com os estudos. "Faço concursos desde 2014. Fui aprovado neste ano, 2025. Imaginem se eu deixasse de viajar, ver meus amigos e familiares, durante todo esse tempo? Seriam 11 anos só com foco nos estudos, e a vida passando. Às vezes vocês precisarão estudar em datas comemorativas, mas não deixem de viver, de estar com os que vocês amam, de ter experiências", disse.
A programação continuou com Priscila Melina Finardi, Chefe do Setor do Memorial, que apresentou as produções do setor e destacou a importância da memória para a sociedade. Para finalizar as atividades, a residente em Administração na Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão, Carolina Machado Dias Cardoso, explanou sobre as formas de ingresso no programa de estágio e residência no MPSC, além de valores e carga horária exigida.
Para a professora do curso, Mariana Severiano Pereira, o "Por dentro do MPSC" é uma experiência importante para os alunos. "Esse bate-papo foi muito legal e com certeza contribuiu muito para a formação dos estudantes. Eles sempre ficam muito empolgados para vir ao MP e a experiência é incrível", avaliou.
Sobre o programa "Por dentro do MPSC"
Estudantes de todos os cursos de nível superior podem participar do "Por dentro do MPSC", uma visita à sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. A iniciativa apresenta o papel da Instituição, orienta sobre o exercício de direitos e cidadania e esclarece dúvidas sobre a atuação do órgão, fortalecendo tanto o MPSC quanto a democracia.
Interessados em participar do projeto devem preencher um formulário on-line. É necessário que um representante do grupo ou da organização faça a inscrição com no mínimo 30 dias de antecedência. Clique aqui para conhecer melhor o "Por dentro do MPSC".
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente