Condenado a sete anos motorista que matou jornalista na SC-401 em Florianópolis
Após 11 horas de julgamento, o conselho de sentença do Tribunal do Júri da comarca da Capital condenou nesta quinta-feira (7/2) o motorista Gustavo Raupp Schardosim a sete anos de reclusão, em regime semiaberto, pelo crime de homicídio com dolo eventual, além de multa de R$ 50 mil pelo dano moral.
Gustavo foi condenado por atropelar e matar o jornalista Roger Bittencourt e por também ter ferido o ciclista Jacinto Florzino, em dezembro de 2015, na ciclo-faixa da rodovia SC-401, em Florianópolis. O juiz de direito Renato Mastella, que presidiu a sessão, concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade, mas negou a substituição da pena privativa de liberdade pelas restritivas de direito.
Em função de uma prisão preventiva, o motorista já cumpriu um ano e quatro meses em regime fechado. Assim, o magistrado registrou que o réu deve cumprir os cinco anos e oito meses remanescentes em regime semiaberto. Os debates entre o promotor e o advogado de defesa foram acalorados e o juiz Renato Mastella, em determinado momento, precisou interromper a sessão por alguns minutos até os ânimos se acalmarem.
Isso porque a promotoria cobrava a aplicação do homicídio com dolo eventual, em função de o motorista assumir o risco de beber e dirigir. Já a defesa pregava o homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, com pena de dois a quatro anos. Mais de 50 pessoas acompanharam a sessão, entre familiares das vítimas, do réu e jornalistas.
O Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, que representou o Ministério Público de Santa catarina (MPSC) perante o Tribunal do Júri, destaca a importância do reconhecimento do dolo eventual em delito de trânsito, inclusive no homicídio tentado, tese sustentada em plenário. "Foi aplicada a pena máxima possível, o que demonstra que a sociedade não aceita mais crimes como este", ressalta o Promotor de Justiça.
Segundo denúncia do Ministério Público, o condutor estava ao volante de uma Parati em visível estado de embriaguez quando perdeu o controle do carro, invadiu o acostamento e atropelou Roger e Jacinto, que sofreu ferimentos, mas sobreviveu, quando ambos trafegavam de bicicleta pela ciclofaixa. A polícia também teria encontrado maconha no interior do veículo do réu.
O jornalista Roger Bittencourt tinha 49 anos na época do acidente. Natural do Rio Grande do Sul, vivia há 22 anos em Santa Catarina, onde atuou no grupo RBS e como professor universitário, foi secretário de Estado de Comunicação e sócio-fundador da empresa Fábrica de Comunicação. Na época do acidente, a vítima exercia a 1ª vice-presidência da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).
Crimes dolosos contra a vida e o Tribunal do Júri
Nesta edição do programa "Promotor Responde" explica como funcionam os julgamentos no Tribunal do Júri, em que a sociedade é que decide se um crime aconteceu e se o réu é culpado ou inocente - uma participação que costuma ser o retrato da comoção popular vivida no momento. No vídeo, o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior fala que "os crimes de sangue provocam um impacto que transcende o próprio círculo familiar diretamente atingido pelo crime para causar um abalo social profundo".
No vídeo, entenda como o cidadão pode se alistar ao Tribunal do Júri e qual é o papel do Ministério Público, uma instituição defensora do direito à vida. Para saber mais, assista ao "Promotor Responde" na íntegra.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente