Com êxito e segurança, simulado de incêndio testa evacuação na sede do Ministério Público de Santa Catarina
Na tarde chuvosa desta sexta-feira (5/9), exatamente às 16h, o alarme de incêndio tocou na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. Os colaboradores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) seguiram os comandos de brigadistas posicionados por todos os andares do edifício e saíram na rua Bocaiuva. Depois da vistoria em cada sala, o Corpo de Bombeiros entrou para apagar um incêndio simulado por canhões de fumaça.
Sem um incêndio real, a evacuação faz parte de um simulado - anunciado previamente a todos os servidores - da campanha MP + Seguro, do Conselho Nacional do Ministério Público. "Nós temos brigadistas formados pelo nosso setor de Bombeiro Militar, que colocaram em prática todo o aprendizado que tiveram durante o período de treinamento. Como parte da campanha, o objetivo dessa atividade é fortalecer e conscientizar os membros e servidores sobre a cultura de proteção e segurança da Instituição", declarou o Coordenador de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do MPSC, Promotor de Justiça João Carlos Linhares Silveira.
O simulado contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, parceiro de diversos órgãos públicos do estado. "Verificamos os sistemas preventivos e os colocamos em execução, tanto na extração de vítimas quanto no combate a incêndios. É uma satisfação atuar junto com a CISI na evacuação de um dos prédios mais altos do Centro de Florianópolis", complementou o Major Victor José Polli.
"O evento foi um sucesso. Em 10 minutos evacuamos toda a edificação", relatou o Sargento Thierry Cesar da Rosa Bugs. Segundo o Sargento, o exercício reflete o trabalho conjunto da CISI e dos bombeiros na regularização das edificações e na formação de brigadistas. "Nosso objetivo principal é trazer para o Ministério Público uma cultura de prevenção e de cuidado, para que tenhamos sempre edificações seguras para todos", disse.
Para o chefe da brigada de incêndio e servidor do MPSC Thiago José da Silva, "a simulação foi tranquila graças ao apoio dos servidores e dos membros, que mantiveram a calma e seguiram orientações".
O exercício também trouxe sensação de segurança aos colaboradores. "Precisamos estar preparados para uma situação que, eventualmente, pode acontecer. Me senti mais segura em saber que, se um dia for necessário, já sei como agir", relatou a Promotora de Justiça Mônica Lerch Lunardi, Secretária da Corregedoria-Geral do MP. O Assistente de Procuradoria de Justiça João Vicente Curi Cherem reforçou a importância da iniciativa: "Isso envolve diretamente nosso bem-estar e nos dá tranquilidade para trabalhar. Esse tipo de simulação é absolutamente necessário e deveria ser repetido para aprimorarmos nossas reações em situações reais".
Últimas notícias
07/04/2026Definida data da posse do Procurador de Justiça Andreas Eisele como Desembargador do TJSC
06/04/2026MPSC e ACMP lançam 3º edição do Prêmio de Jornalismo no Dia do Jornalista
07/04/2026CyberGAECO deflagra a Operação Aurora que investiga crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
07/04/2026Autocomposição entre MPSC e Município de Joinville garante melhorias em praças públicas
07/04/2026Operação Mensageiro: MPSC firma acordos com investigados para ressarcir mais de R$ 8 milhões ao Município de Lages
06/04/2026Aviso de pauta: Luiz Augusto Farias Nagel, Rogério Ponzi Seligman e George André Franzoni Gil tomam posse como Procuradores de Justiça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste