Com assinatura de protocolo, NEAVIT de Itajaí expande atendimento a vítimas de violência
Acordo firmado com o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação viabiliza, de forma mais direta, o encaminhamento de vítimas de violência ao Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT).
Formalizar mais uma parceria e promover a defesa de vítimas de violência. Esse é o objetivo do Protocolo para Implementação de Iniciativas em Políticas Públicas firmado nesta terça-feira (10/2) entre o Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT) de Itajaí e o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação. A partir de agora, o coletivo irá encaminhar, de forma mais direta, vítimas para o atendimento oferecido pelo NEAVIT.
O Coordenador do NEAVIT de Itajaí, Promotor de Justiça Cesar Augusto Engel, reitera que a parceria institucional fortalece a rede de proteção. “Queremos fortalecer a atuação interinstitucional e ampliar o alcance das políticas públicas, promovendo iniciativas que contribuam para a prevenção de violências, o acolhimento qualificado de vítimas e a construção de estratégias que assegurem maior efetividade na garantia de direitos. A parceria também busca fomentar o diálogo permanente entre sociedade civil e instituições públicas”, diz.
O protocolo tem o intuito de organizar a atuação entre os signatários, respeitando as atribuições de cada instituição, com foco na qualificação das respostas oferecidas à sociedade. De forma concreta, o coletivo irá encaminhar as vítimas para atendimento ao NEAVIT de Itajaí, que oferece acolhimento para aqueles que sofreram violência doméstica, crimes sexuais, racismo, intolerância religiosa, violência no esporte e outras formas de ataque que envolvam grave ameaça ou violação de direitos.
Além disso, o protocolo define que o NEAVIT de Itajaí também poderá fazer o encaminhamento de vítimas para receber a assessoria jurídica gratuita e o acompanhamento psicológico oferecido pelo coletivo. A Presidente do coletivo, Regina Santos da Silva destaca que "o presente protocolo constitui instrumento de grande relevância para o fortalecimento das ações de proteção e garantia de direitos das mulheres em situação de violência. A parceria firmada entre o NEAVIT e o Coletivo de Mulheres do Brasil em Ação – CMBA representa um avanço significativo na integração da rede de atendimento, qualificando o acolhimento, a orientação e o acompanhamento das vítimas. O Coletivo acredita que esta articulação institucional contribuirá de maneira efetiva para a ampliação da proteção, da segurança e da efetividade das medidas voltadas à defesa das mulheres.”
O protocolo foi desenvolvido pelo NEAVIT de Itajaí e, por ter caráter institucional, poderá ser firmado com outras entidades que compartilhem os mesmos objetivos e princípios, desde que os critérios técnicos sejam cumpridos.
Coletivo
Criado em 2018, o Coletivo Mulheres do Brasil em Ação é uma organização da sociedade civil que promove atendimento psicossocial e jurídico a mulheres vítimas de violência doméstica em municípios do Litoral Norte catarinense. É formado por mulheres que constituem uma rede de acolhimento, proteção e cuidado, buscando o empoderamento de mulheres vítimas de violência.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis