Com apoio do MPSC, projeto de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica é lançado em Rio Negrinho
A iniciativa receberá recursos provenientes de penas pecuniárias de acordos firmados com a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca. O projeto prevê a estruturação de uma equipe multidisciplinar composta por duas psicólogas, além de estagiário e contador para o auxílio administrativo.
O Conselho da Comunidade da Comarca de Rio Negrinho tem sua atuação reconhecida junto a apenados, familiares e vítimas. No mês de outubro, a entidade, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), dá mais um passo importante na promoção da justiça social com a implementação de um projeto voltado ao acolhimento psicológico de mulheres vítimas de violência doméstica na cidade.
O projeto de atendimento às vítimas de violência doméstica integra o plano orçamentário do Conselho da Comunidade para o ano de 2025 e visa fortalecer a rede de apoio e ressocialização por meio de encontros reflexivos e atendimento especializado a essas vítimas. Para viabilizar a iniciativa, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Negrinho instaurou procedimento administrativo para acompanhar e promover a implementação do grupo de apoio psicológico.
A Promotora de Justiça, Saraah Seben Fiamoncini, ressaltou que “a proposta surgiu da necessidade de ampliar os serviços oferecidos pelo Conselho, que já realiza atendimentos mensais e quinzenais com foco na Lei Maria da Penha. O projeto prevê a manutenção de uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogas, além de estagiário e contador para suporte administrativo”.
Os recursos para viabilização das atividades foram solicitados com base na Resolução 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite o uso de valores oriundos de penas pecuniárias de acordos firmados com o MPSC em ações de relevante cunho social.
“A violência doméstica é uma afronta à dignidade da pessoa humana. Este projeto representa um avanço na proteção e no cuidado com as mulheres de Rio Negrinho, oferecendo espaço seguro para escuta, reflexão e reconstrução”, afirmou.
Além do MPSC, também apoiam o projeto de acolhimento psicológico de mulheres vítimas de violência doméstica de Rio Negrinho o Poder Judiciário catarinense, a Polícia Militar, por meio da Rede Catarina de Proteção à Mulher, a Polícia Civil e a Prefeitura Municipal de Rio Negrinho.
Primeira reunião do projeto
Como marco inicial do projeto, será realizado no dia 31 de outubro de 2025, às 17h30min, o primeiro encontro do Grupo Reflexivo para Mulheres que Sofrem Violência Doméstica, na sede do Conselho da Comunidade, localizada na Rua Carlos Hantschel, nº 420, bairro Bela Vista, em Rio Negrinho.
A reunião contará com profissionais capacitados e tem como objetivo proporcionar acolhimento, orientação e fortalecimento emocional às participantes. A ação é um compromisso de todos os órgãos e entidades envolvidas com a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento à violência de gênero, destacando a cidade de Rio Negrinho entre as referências em políticas públicas voltadas à proteção da mulher.
Sobre o Conselho
O Conselho da Comunidade de Rio Negrinho é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2018 com o objetivo de ressocializar presos e auxiliar seus familiares, promovendo o retorno digno à sociedade. Trabalha para apoiar o cumprimento de penas alternativas e a reintegração de detentos, buscando reduzir a reincidência de crimes.
Últimas notícias
04/12/2025AVISO DE PAUTA: MPSC homenageará instituições parceiras com selo “Amigo do Programa Educando Cidadãos”
04/12/2025AVISO DE PAUTA: MPSC recebe artista Luciano Martins em atividade de pintura coletiva no programa Educando Cidadãos
04/12/2025AVISO DE PAUTA: Programa Educando Cidadãos ganha destaque nacional com parceria entre MPSC e CBSurf
04/12/2025AVISO DE PAUTA: Rede estadual de ensino detalhará plano de ação do Educando Cidadãos nas escolas
03/12/2025MPSC recomenda suspensão da extinção do pagamento em dinheiro no transporte coletivo de Florianópolis
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil