24.04.2025

Cidadãos têm mais conhecimento sobre as funções do MPSC, segundo pesquisa promovida pela ACAERT

Levantamento mostra maior reconhecimento da atuação do Ministério Público de Santa Catarina pela população. Os dados foram apresentados para a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, durante um almoço na sede da Associação Catarinense de Rádio e Televisão (ACAERT), nesta quarta-feira (23/04).
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O resultado de uma pesquisa da percepção dos catarinenses em relação à imagem e do nível de conhecimento das atividades e atribuições do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi apresentado para a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, durante um almoço na Associação Catarinense de Rádio e Televisão (ACAERT), nesta quarta-feira (23/04). A pesquisa, promovida pela ACAERT, comparou os resultados atuais com os de 2023 e indicou avanços significativos em diversos indicadores.

De acordo com os dados, o percentual de entrevistados que sabe a função do MPSC chegou a 84%. Na primeira pesquisa, os entrevistados acreditavam que a instituição "prestava serviços de advocacia para quem não podia pagar". A mostra atual indicou que 86,13% dos entrevistados sabem que o MPSC "pode atuar em todas as áreas de interesse público". E quase 50% sabem que a Instituição é formada por Promotores e Procuradores de Justiça e 43% conhecem que o MP é chefiado pelo Procurador-Geral de Justiça, 10% a mais em relação a última pesquisa.

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Segundo a pesquisa, 40,34% dos entrevistados responderam que se deve procurar o MPSC quando há casos de corrupção a serem denunciados. Em seguida, 37,12% afirmaram que acionariam o órgão quando se sentissem individualmente prejudicados em algum aspecto da sociedade em geral - uma resposta alinhada com a atuação do Ministério Público como defensor de direitos coletivos e difusos.

Apesar de ainda haver certo desconhecimento sobre as atribuições da instituição, os dados mostram avanços. A proporção de pessoas que acreditam que o MPSC deve ser procurado "quando precisar de algum serviço de advogado" foi de 13,97%. Embora essa não seja uma função do Ministério Público, a pesquisa aponta que houve uma melhora de 82% no entendimento deste item em relação ao ano anterior, indicando redução de confusões sobre o papel da Instituição.

A pesquisa indicou ainda como as pessoas procuram o Ministério Público. O atendimento presencial, assim como no ano anterior, foi o mais indicado, com 49%. Outras formas foram o site (41%), o atendimento telefônico (16%) e o contato por e-mail (10%) também foram citadas. Os dados foram coletados com 1.500 entrevistados das oito regiões da ACAERT.



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Campanhas do MPSC têm ampla lembrança entre catarinenses, mostra pesquisa

As campanhas e ações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vêm conquistando espaço na memória da população.

A ação mais lembrada pelos entrevistados foi o Alerta Ambiental para Preservação do Meio Ambiente, citada por 27,95% das pessoas. Em segundo lugar aparece o Canal de Escuta e Acolhimento de Denúncias - Ouvidoria do MPSC, com 26,79% de menções. Ambas as ações têm foco em garantir direitos e promover canais acessíveis à sociedade.

Em seguida, 22,05% dos entrevistados disseram lembrar da iniciativa MPSC Busca Soluções Inovadoras para o Uso de Recursos, voltada à melhoria da eficiência e da transparência na gestão pública.

Outras ações também tiveram destaque, embora com menor índice de lembrança:  NAVIT - Núcleo de Atendimento de Crimes, que oferece rede de atendimento jurídica, social e psicológica, foi lembrado por 12,13% dos entrevistados. Já a campanha Agosto Lilás "Oi, meu nome é Maria": Termômetro da Violência, voltada ao combate à violência contra a mulher, foi citada por 11,22%.

Acompanharam a Procuradora-Geral de Justiça, o Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais, Andrey Cunha Amorim; a coordenadora de Comunicação do MPSC, Silvia Pinter e a gerente de Jornalismo, Luciane do Valle.

Pela ACAERT estavam o Presidente da Associação, Fábio Bigolin; Marcello Petrelli, ex-presidente ACAERT e presidente do Grupo ND; Paulo Galotti, Diretor-Jurídico e Institucional NSC; Carlos Amaral, vice-presidente ACAERT e CEO SCC SBT; Ranieri Bertoli, ex-presidente ACAERT e presidente do Grupo Demais FM; Marise Hartke, ex-presidente ACAERT e radiodifusora Diplomata FM; Guido Schvartzman, diretor executivo ACAERT; e Liza Rocha, diretora comercial ACAERT.


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC