20.09.2025

Caminhada em Florianópolis mantém viva a memória de Marcelo Câmara, que foi Promotor de Justiça do MPSC e está em processo de beatificação

Fiéis se reuniram para o percurso de 21 quilômetros da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, até o memorial em homenagem a Marcelo Câmara, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses do Rio Vermelho, rota oficialmente reconhecida como Caminho de Santiago de Compostela no Brasil.
Post

Por volta das oito horas da manhã deste sábado (20/9), centenas de fiéis iniciaram a Caminhada Peregrinos de Esperança, evento que, além de fazer parte do Ano Jubilar da Esperança da Igreja Católica, também busca unir espiritualidade, reflexão e homenagem a Marcelo Câmara, que foi Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e está em processo de beatificação.

O percurso de 21 quilômetros - da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, até o memorial em homenagem a Marcelo Câmara, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses do Rio Vermelho - constitui a rota oficialmente reconhecida como Caminho de Santiago de Compostela no Brasil.

Post

A Caminhada Peregrinos de Esperança, promovida pela Associação Marcelo Câmara, pelo Movimento Cursilhos de Florianópolis e pelo Movimento Emaús de Florianópolis, faz parte das iniciativas do Ano Jubilar da Igreja Católica e, de acordo com os organizadores, buscou proporcionar momentos de oração, espiritualidade e fraternidade aos envolvidos, unindo fé e cuidado com o corpo. O evento também faz parte das ações que buscam recursos para custear o processo de beatificação do Promotor de Justiça catarinense.

Marcelo Câmara

Natural de Florianópolis, Marcelo Câmara nasceu em 1979 e teve uma trajetória marcada pela fé e dedicação à Igreja Católica como leigo atuante. Ingressou no Ministério Público no dia 22 de março de 2007 e faleceu em 20 de março de 2008, Quinta-feira Santa, já com fama de santidade entre colegas e pessoas que buscavam sua intercessão em concursos e causas jurídicas.

Post

A fase arquidiocesana do processo foi concluída em abril deste ano com uma missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, onde há um memorial em homenagem a Marcelo Câmara. A documentação foi lacrada e enviada ao Dicastério para as Causas dos Santos, em Roma, onde o processo entrou em uma nova etapa de avaliação.

Se aprovado, Marcelo Câmara poderá receber o título de Venerável. Para a beatificação, será necessária a comprovação de um milagre atribuído a ele. Um segundo milagre será exigido para a canonização, que o tornará, então, oficialmente santo da Igreja Católica - o primeiro Promotor de Justiça a alcançar esse reconhecimento no mundo.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC