Caminhada em Florianópolis mantém viva a memória de Marcelo Câmara, que foi Promotor de Justiça do MPSC e está em processo de beatificação
Por volta das oito horas da manhã deste sábado (20/9), centenas de fiéis iniciaram a Caminhada Peregrinos de Esperança, evento que, além de fazer parte do Ano Jubilar da Esperança da Igreja Católica, também busca unir espiritualidade, reflexão e homenagem a Marcelo Câmara, que foi Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e está em processo de beatificação.
O percurso de 21 quilômetros - da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, até o memorial em homenagem a Marcelo Câmara, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses do Rio Vermelho - constitui a rota oficialmente reconhecida como Caminho de Santiago de Compostela no Brasil.
A Caminhada Peregrinos de Esperança, promovida pela Associação Marcelo Câmara, pelo Movimento Cursilhos de Florianópolis e pelo Movimento Emaús de Florianópolis, faz parte das iniciativas do Ano Jubilar da Igreja Católica e, de acordo com os organizadores, buscou proporcionar momentos de oração, espiritualidade e fraternidade aos envolvidos, unindo fé e cuidado com o corpo. O evento também faz parte das ações que buscam recursos para custear o processo de beatificação do Promotor de Justiça catarinense.
Marcelo Câmara
Natural de Florianópolis, Marcelo Câmara nasceu em 1979 e teve uma trajetória marcada pela fé e dedicação à Igreja Católica como leigo atuante. Ingressou no Ministério Público no dia 22 de março de 2007 e faleceu em 20 de março de 2008, Quinta-feira Santa, já com fama de santidade entre colegas e pessoas que buscavam sua intercessão em concursos e causas jurídicas.
A fase arquidiocesana do processo foi concluída em abril deste ano com uma missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, onde há um memorial em homenagem a Marcelo Câmara. A documentação foi lacrada e enviada ao Dicastério para as Causas dos Santos, em Roma, onde o processo entrou em uma nova etapa de avaliação.
Se aprovado, Marcelo Câmara poderá receber o título de Venerável. Para a beatificação, será necessária a comprovação de um milagre atribuído a ele. Um segundo milagre será exigido para a canonização, que o tornará, então, oficialmente santo da Igreja Católica - o primeiro Promotor de Justiça a alcançar esse reconhecimento no mundo.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores