Caminhada em Florianópolis mantém viva a memória de Marcelo Câmara, que foi Promotor de Justiça do MPSC e está em processo de beatificação
Por volta das oito horas da manhã deste sábado (20/9), centenas de fiéis iniciaram a Caminhada Peregrinos de Esperança, evento que, além de fazer parte do Ano Jubilar da Esperança da Igreja Católica, também busca unir espiritualidade, reflexão e homenagem a Marcelo Câmara, que foi Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e está em processo de beatificação.
O percurso de 21 quilômetros - da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, até o memorial em homenagem a Marcelo Câmara, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses do Rio Vermelho - constitui a rota oficialmente reconhecida como Caminho de Santiago de Compostela no Brasil.
A Caminhada Peregrinos de Esperança, promovida pela Associação Marcelo Câmara, pelo Movimento Cursilhos de Florianópolis e pelo Movimento Emaús de Florianópolis, faz parte das iniciativas do Ano Jubilar da Igreja Católica e, de acordo com os organizadores, buscou proporcionar momentos de oração, espiritualidade e fraternidade aos envolvidos, unindo fé e cuidado com o corpo. O evento também faz parte das ações que buscam recursos para custear o processo de beatificação do Promotor de Justiça catarinense.
Marcelo Câmara
Natural de Florianópolis, Marcelo Câmara nasceu em 1979 e teve uma trajetória marcada pela fé e dedicação à Igreja Católica como leigo atuante. Ingressou no Ministério Público no dia 22 de março de 2007 e faleceu em 20 de março de 2008, Quinta-feira Santa, já com fama de santidade entre colegas e pessoas que buscavam sua intercessão em concursos e causas jurídicas.
A fase arquidiocesana do processo foi concluída em abril deste ano com uma missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, onde há um memorial em homenagem a Marcelo Câmara. A documentação foi lacrada e enviada ao Dicastério para as Causas dos Santos, em Roma, onde o processo entrou em uma nova etapa de avaliação.
Se aprovado, Marcelo Câmara poderá receber o título de Venerável. Para a beatificação, será necessária a comprovação de um milagre atribuído a ele. Um segundo milagre será exigido para a canonização, que o tornará, então, oficialmente santo da Igreja Católica - o primeiro Promotor de Justiça a alcançar esse reconhecimento no mundo.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis