;

Biblioteca do MPSC inaugura exposição “Tramas e Formas” na próxima terça-feira, dia 18

Iniciativa dá início ao projeto “Expressões na Biblioteca”, que propõe transformar o local em um espaço de encontro entre conhecimento e arte, valorizando artistas locais e ampliando a experiência cultural de servidores, membros e visitantes. 

11.11.2025 17:57
Publicado em : 
11/11/25 08:57

A Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), inaugura a exposição “Tramas e Formas” na próxima terça-feira, dia 18 de novembro. O local vai reunir obras dos artistas catarinenses India Brazil e Kiko Cervi. As peças e esculturas traduzem, em diferentes linguagens, a riqueza estética e identitária da Ilha de Santa Catarina. A exposição estará aberta para visitação até o dia 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A Biblioteca fica localizada no segundo andar do edifício Casa do Barão, em Florianópolis.  

A exposição concretiza a primeira edição do projeto “Expressões na Biblioteca”, iniciativa que propõe transformar o local em um espaço de encontro entre conhecimento e arte, valorizando artistas locais e ampliando a experiência cultural de servidores, membros e visitantes. 

A Gerente da Biblioteca, Andrea Aparecida Silva, reforça o convite para a visitação. “É com imensa alegria e entusiasmo que esperamos todos vocês na Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira para a abertura da exposição Tramas e Formas. Este momento marca o início do projeto Expressões na Biblioteca, um sonho que nasce do desejo de fazer deste espaço mais do que um lugar de conhecimento, um espaço de encontros, de sensibilidade e de descobertas. Que cada obra aqui exposta toque o olhar e o coração de quem nos visita, despertando novas formas de sentir, pensar e se conectar com a arte e com a nossa cultura catarinense", diz.

 

Os artistas 

A artista plástica India Brazil apresenta peças que unem a delicadeza da renda de bilro à rusticidade do barro, resultando em cerâmicas de beleza singular. Inspirada nas tradições da renda e da cerâmica herdadas de sua mãe, a pintora e poetisa Yvonne Catão, India perpetua em suas obras a cultura e o fazer artesanal de Florianópolis — técnica que já levou para exposições na Europa, onde viveu e pesquisou o tema.  

O escultor Kiko Cervi, por sua vez, expõe trabalhos que evidenciam sua habilidade em transformar materiais brutos, como pedra e madeira, em esculturas que mesclam técnica e emoção. Renomado por suas obras que capturam a essência da natureza e da cultura local, Cervi soma décadas de trajetória artística, com exposições em importantes espaços culturais de Santa Catarina e do exterior. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC