Aviso de pauta: PGJ participa de live sobre efetividade das leis de combate às violências sociais e sexuais
Violências sociais e sexuais: as leis realmente nos ajudam? Este é o tema da live promovida pelo Coletivo PAR e que contará com a participação especial do Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin. A live será nesta quinta-feira (26/11), às 20h30, com transmissão pelo canal no YouTube e pela página do Facebook do coletivo feminista voltado à reflexão e ao diálogo sobre a equidade de gênero, Coletivo PAR.
Com mediação da professora Katiusca Dickow, representante do Coletivo PAR, também estarão presentes no encontro a psicóloga clínica e psicanalista Leila Batista, da página Mulher do Fim do Mundo, que se propõe a questionar o senso comum em relação a temáticas femininas; a artista e educadora Luienne Lucena, representante do Coletivo Terezas, que tem por ideal a educação como ferramenta contra o racismo; e o ator e produtor cultural Paulo Azevedo, do Almasculina, cuja proposta é promover diálogos sobre masculinidades.
MPSC propõe mudança na lei para proteger a honra e a dignidade da vítima em processos de crime sexual
A fim de fortalecer a proteção da honra e da dignidade da vítima em processos de crime sexual, neste mês o Procurador-Geral de Justiça do MPSC foi a Brasília buscar apoio para alterar sistema de justiça penal brasileiro. A iniciativa tem como objetivo fomentar o debate para a alteração do Código de Processo Penal e do Código Penal, de modo a criar mecanismos que evitem a revitimização e garantam que o processo judicial não possibilite ou seja utilizado para expor a vida privada da vítima ou desqualificá-la moralmente como uma estratégia da defesa do acusado.
Como resultado dessa mobilização, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) irá agora comunicar ao Congresso Nacional e à Presidência da República que também apoia as alterações sugeridas pelo MPSC e a Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, se comprometeu em se empenhar para que a proposta de alteração do CPP e do CP seja apresentada pela própria Presidência da República. Saiba mais detalhes aqui.
Serviço
O quê? Live "Violências sociais e sexuais: as leis realmente nos ajudam?", com participação do Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comim
Quando? Quinta-feira (26/11), às 20h30
Onde? Canal do Coletivo PAR no YouTube e no Facebook
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores