AVISO DE PAUTA: MPSC realiza cerimônia de premiação da 4ª edição do Prêmio José Daura nesta sexta-feira
Reconhecimento valoriza práticas inovadoras e resultados sociais relevantes no MPSC. Solenidade ocorre em alusão do Dia Nacional do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro.
Na sexta-feira (12/12), o Ministério Público de Santa Catarina realizará a cerimônia de premiação da 4ª edição do Prêmio José Daura, que reconhece e valoriza a atuação inovadora e resolutiva na Instituição. A solenidade será a partir das 14h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, e faz parte da programação da Semana do MP e em alusão ao Dia Nacional do Ministério Público (celebrado em 14 de dezembro). O evento também será transmitido pelo canal do MPSC no YouTube, neste link, e no Teams.
Após a abertura, haverá a apresentação dos seis projetos finalistas e, na sequência, a premiação dos vencedores. Neste ano concorrem ao prêmio seis projetos capitaneados por Promotorias de Justiça das Comarcas da Capital, Itá, Turvo, Braço do Norte, São José do Cedro e Palhoça. As iniciativas foram habilitadas pelo programa Transformação MP, com resultados comprovados nos últimos 12 meses. A Comissão Julgadora é composta pelas entidades UFSC, FECAM, FIESC, TCE/SC e ACAERT e votará com a indicação de posição do primeiro ao sexto lugar.
O Prêmio José Daura
O Prêmio José Daura foi criado com o objetivo de estimular e disseminar a atuação inovadora e resolutiva, orientada por uma cultura institucional direcionada para a entrega de resultados socialmente relevantes, no MPSC.
Os projetos finalistas
AUDIÊNCIA DE ACOLHIMENTO DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - ESCUTAR PARA ACOLHER; ENTENDER PARA PROTEGER
Objetivo geral: aproximar o Ministério Público das vítimas de violência doméstica, possibilitando o contato do órgão logo após a prática do delito e a coleta de dados das circunstâncias que o originaram, visando a um diagnóstico para indução de políticas públicas na comarca.
Promotora de Justiça responsável: Daniela Böck Bandeira – Promotoria de Justiça de São José do Cedro.
BIBLIOTECA ACOLHEDORA
Objetivo geral: incentivar a leitura entre as crianças e jovens acolhidos institucionalmente, como forma de ocupar o tempo ocioso dos acolhidos, estimulando o raciocínio, imaginação, concentração, melhorando a escrita, vocabulário e saúde mental.
Promotora de Justiça responsável: Ana Carolina Schmitt – 1ª Promotoria de Justiça de Turvo (atualmente titular da 1ª Promotoria de Justiça de São Joaquim)
CIRANDA
Objetivo geral: garantir o direito à informação às crianças, aos adolescentes e à comunidade como forma de diminuição das violações de direitos.
Promotora de Justiça responsável: Nicole Lange de Almeida Pires – Promotoria de Justiça de Itá.
COMBATE AOS MAUS-TRATOS: PROGRAMA DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS DE FLORIANÓPOLIS PARA COMBATE ÀS PRÁTICAS DE MAUS-TRATOS A CÃES E GATOS
Objetivo geral: garantir a efetividade na proteção dos animais domésticos contra os maus-tratos.
Promotor de Justiça responsável: Luciano Trierweiller Naschenweng – 26ª Promotoria de Justiça da Capital.
PROTEÇÃO EM REDE - FORTALECIMENTO DA REDE DE ATENDIMENTO À VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER DO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE
Objetivo geral: articular a rede de proteção à mulher e estabelecer um protocolo interinstitucional de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar do Município de Braço do Norte, visando garantir atendimento qualificado, humanizado e eficiente, prevenindo a revitimização e promovendo a conscientização da sociedade sobre os direitos das mulheres.
Promotora de Justiça responsável: Daianny Cristine Silva Azevedo Pereira – 1ª Promotoria de Justiça de Braço do Norte (atualmente titular da 3ª Promotoria de Justiça de Porto Belo)
SIGEO-GP (SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA GESTÃO DE PROMOTORIAS)
Objetivo geral: aprimorar a gestão das Promotorias, servir como base do sistema permanente de trabalho e fonte de consulta usual (rotina de trabalho e dados) das Promotorias.
Promotor de Justiça responsável: José Eduardo Cardoso – 4ª Promotoria de Justiça de Palhoça.
Quem foi José Daura?
O prêmio leva o nome do ex-Procurador-Geral de Justiça que, até falecer, no dia 21 de outubro de 2024, era o mais antigo vivo do país.
Natural de Florianópolis, José Daura formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Catarina. Sua carreira no Ministério Público começou em 1947, quando ingressou em caráter interino no MPSC. Foi efetivado em 1952, na Comarca de Chapecó, e em 1961 assumiu a Promotoria Criminal da Comarca de Lages. No ano seguinte, foi convocado para exercer função na Procuradoria-Geral do Estado. Em 1971, foi nomeado Procurador-Geral do Estado, cargo que ocupou até 1975.
Daura foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento, crime que aconteceu em Chapecó em 1950 e repercutiu mundialmente. O protagonismo do MPSC no homicídio quádruplo mostra a postura enérgica do Promotor de Justiça e reforça a importância da independência funcional dos membros do MP.
Esse legado de características humanas e visão futurista em relação ao papel e à vocação social do Ministério Público e a valorização de um membro da Instituição motivaram a escolha pelo nome do prêmio.
Serviço
O quê: premiação da 4ª edição do Prêmio José Daura.
Quando: sexta-feira (12 de dezembro), a partir das 14h.
Onde: auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no Edifício Ministério Público de Santa Catarina - Rua Bocaiuva, n. 1792, Centro, Florianópolis.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis