Autor de estrangulamento que levou a companheira a morte é condenado por feminicídio em São Francisco do Sul
Os jurados acompanharam os argumentos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenaram o acusado por homicídio triplamente qualificado: feminicídio, motivo fútil e asfixia. Ele estrangulou a vítima na residência do casal depois que discutiram por ciúmes. Ele foi sentenciado a 18 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado.
Diante do Tribunal do Júri, o Promotor de Justiça, Diogo Luiz Deschamps, responsável pela 2º Promotoria da Comarca de São Francisco do Sul, sustentou que o crime foi praticado contra mulher, "por razão da condição do sexo feminino, em contexto da relação doméstica e familiar."
Familiares da vítima acompanharam o júri e consideraram a condenação um resultado justo. O filho da vítima lembrou que sua mãe era uma pessoa amável, ativa, presente e minha companheira de viagem. "Esse homem arrancou um pedaço da gente com o que ele fez", recordou.
Sobre a condenação do réu, disse que "foi a concretização da justiça que a família estava aguardando para fechar esse ciclo. Todos ficamos muito abalados com o que ocorreu e que deixou uma cicatriz que vai ficar para o resto de nossas vidas. Não vai trazer a minha mãe de volta, mas vai deixar o sentimento de justiça e representação da verdade."
O Tribunal do Júri reconheceu o feminicídio atendendo integralmente ao MPSC. Da sentença, cabe recurso, mas o acusado não poderá recorrer em liberdade.
Entenda o caso
Conforme denúncia da 2º Promotoria de Justiça da Comarca de São Francisco do Sul, réu e vítima mantiveram, por três anos, um relacionamento amoroso conturbado, marcado por ameaças e agressões verbais. Mas, mesmo com os desentendimentos, aos finais de semana, se deslocavam para a Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, para passear e frequentar bailes.
Na madrugada do dia 6 de outubro de 2019, próximo de 3 horas, na residência do casal, na Praia do Ervino, ao retornarem de um baile discutiram. O denunciado ficou com ciúmes dela por achar que ela estava "dando bola para outro" no baile em que estavam. Com a briga, o acusado agarrou o pescoço de Ilda e a estrangulou até sua morte.
Últimas notícias
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil