12.08.2016

Audiência pública debaterá assistência técnica para construção de imóveis para famílias de baixa renda

Promotoria de Justiça da área da cidadania e Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos discutem com gestores públicos, engenheiros e arquitetos a necessidade de se adaptarem a Lei n. 11.888/08.

A 30ª Promotoria de Justiça de Florianópolis e o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e do Terceiro Setor convocaram audiência pública para discutir a necessidade de os municípios se adequarem a lei de assistência técnica pública e gratuita a famílias de baixa renda ( Lei n. 11.888/08 ). O encontro, destinado a engenheiros, arquitetos e gestores públicos, ocorrerá na terça-feira (16/08), no auditório do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), às 18h30.

A audiência tem como objetivo garantir que as famílias, com renda mensal de até três salários-mínimos, tenham o devido auxílio técnico para construção de suas próprias moradias. A assistência compreende o acompanhamento e execução da obra a cargo dos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia necessários para a edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária da habitação.

O MPSC justifica que a audiência pública torna-se necessária devido ao atual número de edificações construídas sem atender as normas urbanísticas, gerando cidades não planejadas e riscos à segurança dos cidadãos.

Dessa forma, o encontro visa efetivar a criação de fluxos para o encaminhamento de projeto de lei ao Município de Florianópolis e a realização de convênio entre a Capital e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), de forma que ambos disponibilizem a assistência técnica pública e gratuita.

serviço

Quem: Promotor de Justiça Daniel Paladino, Titular da 30ª Promotoria de Justiça de Florianópolis.

O quê: Audiência Pública com engenheiros, arquitetos e gestores públicos para avaliar a necessidade de se adequarem a Lei. n. 11.888/08, que dispõe da assistência técnica pública e gratuita a famílias de baixa renda.

Quando: dia 16 de agosto, terça-feira, às 18h30min.

Onde: Auditório do 1º andar no Edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Rua Bocaiúva, 1750 - Centro, Florianópolis.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC