Atendimento ao cidadão do MPSC mais fácil, rápido e efetivo
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estabeleceu novas normas para a política de atendimento ao cidadão, que visam tornar a atividade mais fácil, rápida e efetiva. As mudanças, que foram instituídas pelo Ato n. 253/2019/PGJ, especificam as atribuições dos servidores da Instituição e incluem novas diretrizes para o atendimento.
Entre as principais modificações está a fixação de um horário de atendimento padrão para todas as unidades da Instituição, exceto em casos justificados por portaria. O horário estabelecido é no período vespertino, das 13h às 19h, mas os casos urgentes continuarão a ser atendidos a qualquer momento. Além disso, não é mais necessária a apresentação de documentos como condição para o encaminhamento do atendimento, o que desburocratiza a atividade e facilita o acesso do cidadão.
A atribuição dos servidores das Secretarias de Promotorias de Justiça, que foram incluídas no processo de atendimento ao cidadão, e do Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC) foi especificada. Esses servidores podem realizar a triagem do atendimento, ou seja, verificar se a demanda do cidadão está contemplada nas atribuições do Ministério Público, e encaminhar o solicitante para a Promotoria de Justiça da área relacionada.
O atendimento presencial continua sendo responsabilidade do Promotor de Justiça, mas agora também pode ser feito pelos servidores e estagiários de Direito lotados na Promotoria de Justiça, desde que devidamente orientados e sob supervisão. Também é permitido passar a atribuição às Secretarias de Promotorias de Justiça e ao SEAC, por meio de portaria. No entanto, caso queira, o cidadão pode solicitar atendimento direto com o Promotor de Justiça. Em casos de indisponibilidade em razão de compromissos institucionais, o atendimento será agendado no prazo máximo de dez dias.
Os procedimentos ao fim do atendimento também foram normatizados. É necessário que o atendente forneça ao cidadão um extrato do sistema informatizado ou um termo de encaminhamento, no qual deve constar um resumo do relato do atendido e das orientações repassadas a ele.
VEJA O ATO NA ÍNTEGRA
Veja na íntegra o Ato n. 253/2019/PGJ, que institui a Política de Atendimento ao Cidadão no âmbito do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.
CLIQUE AQUIÚltimas notícias
10/03/2026PGJ Vanessa Wendhausen Cavallazzi lota o Salão Nobre da Unochapecó em aula sobre o desafio estrutural do enfrentamento à violência contra a mulher
10/03/2026MPSC propõe estratégia integrada para enfrentar a violência nos estádios
10/03/2026MPSC ajuíza ação para desativar lagoas da CASAN e reparar danos ambientais nas dunas da Lagoa da Conceição
10/03/2026Mãe é condenada por permitir que filha adolescente consumisse bebidas alcoólicas e ainda postar vídeo dela passando mal
10/03/2026Artista firma acordo com o MPSC e produzirá obra em homenagem às vítimas do acidente aéreo de 2016
10/03/2026MPSC inaugura nova sede da Promotoria de Justiça de São José do Cedro
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste