Após tratativas extrajudiciais pelo MPSC, Palhoça oferecerá transporte para deficientes visuais realizarem reabilitação em associação
Depois de diversas tratativas extrajudiciais, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve uma importante conquista em Palhoça, na Grande Florianópolis. Trata-se de um convênio firmado pela Prefeitura de Palhoça que viabilizará transporte alternativo acessível às pessoas com deficiência visual residentes na comarca e que fazem uso da reabilitação ofertada pela Associação Catarinense para Integração ao Cego (ACIC).
O MPSC, por meio da 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça, havia instaurado um procedimento administrativo para apurar a falta do referido transporte. Houve pedidos a respeito disso às Secretarias de Assistência Social e de Saúde do Município.
Foi informado ao MPSC que o transporte não estava entre os ofertados pela política nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outras. As solicitações de transporte à ACIC também estavam sendo negadas sob fundamento de que "não sendo a ACIC uma entidade de saúde, o mesmo não poderia ser disponibilizado para fazer o deslocamento destas pessoas até o serviço".
O MPSC, então, efetuou uma recomendação ao Município com prazo de 15 dias, na qual exigia informações a respeito do tema. O Município de Palhoça informou inicialmente que não havia demanda para que o transporte fosse fornecido, mas agendou reunião com os representantes da ACIC e informou que estava alinhando a relação de pacientes para elaborar um plano de atendimento de modo a cumprir a recomendação do MPSC. Neste período, foram realizadas reuniões entre a Promotora de Justiça da 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça, Nicole Lange de Almeida Pires, com a ACIC, e depois foi determinada uma reunião com a Secretaria Municipal da Saúde.
O Município de Palhoça então, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, celebrou neste mês de dezembro um convênio com a ACIC. Será oferecido transporte pelo município às pessoas com deficiência visual de Palhoça até a sede da ACIC, em Florianópolis, com o devido retorno para Palhoça. O prazo para a execução do convênio será de 6 de janeiro de 2025 até 6 de janeiro de 2026. Com a solução do impasse, o MPSC arquivou em 16 de dezembro o procedimento existente sobre o assunto.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis