Agosto Lilás: Comunidade de Cunha Porã recebe palestra do MPSC
Esclarecer e alertar sobre a importância do combate à violência doméstica e à violência contra mulher foram os objetivos da palestra do Promotor de Justiça Marco Aurélio Morosini à comunidade de Cunha Porã. O encontro, que ocorreu na última terça-feira (29/8) no salão nobre da Prefeitura, teve como tema a campanha Oi, meu nome é Maria, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A campanha é uma oportunidade para trazer conscientização e debater temas que são importantes na proteção e na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Esse momento de pausa e reflexão com mulheres que fazem parte da comunidade é muito importante para trazer uma informação que, muitas vezes, é desconhecida e mostrar para as pessoas que esse é um problema de todos e que cada um dentro do seu próprio contexto pode ajudar a melhorar essa realidade, destaca o Promotor de Justiça.
A agente comunitária de saúde Traudeli Puntel destaca que o conteúdo da palestra pode auxiliar no trabalho dela no dia a dia, pois muitas mulheres sofrem essa violência e não se dão conta. Sempre tem alguma mulher que se enquadra nesse perfil e tem medo de denunciar. Por isso, nós temos que nos munir de informações para saber para onde indicar essas mulheres, quem procurar e o que fazer, enfatiza.
Dione Maas, Secretária de Assistência Social de Cunha Porã, acredita que o encontro serviu para reforçar que a violência contra a mulher é um tema que deve ser amplamente debatido. Muitas vezes a gente vê situações e acha que não tem o que fazer, mas é possível, sim, auxiliar essas mulheres que são vítimas de violência, orientando e auxiliando-as a buscar ajuda e servindo como rede de apoio, salienta.
Agosto Lilás
A celebração de agosto como mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres tem origem na promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), em 7 de agosto de 2006. Marco na luta contra a violência doméstica e familiar no país, a lei foi batizada em homenagem à ativista Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que, em 1983, sofreu duas tentativas de homicídio por parte de seu então marido: a primeira com um tiro nas costas enquanto ela dormia e a segunda por eletrocussão no chuveiro. Após o ocorrido, Maria da Penha ficou paraplégica em decorrência das agressões e enfrentou diversas dificuldades em sua busca por justiça.
Campanha Oi, meu nome é Maria
Em 2023, as iniciativas do Agosto Lilás no MPSC acontecem dentro da campanha Oi, meu nome é Maria, lançada pela instituição no ano passado para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Em 2022, a campanha levou Promotores e Promotoras de Justiça para escolas em todo o estado, onde conversaram com cerca de mil estudantes de mais de 20 escolas sobre o combate à violência contra as mulheres e as questões relacionadas à Lei Maria da Penha, como direitos, garantias e medidas de proteção. A campanha recebe esse nome justamente em homenagem a Maria da Penha, ativista do direito das mulheres e vítima emblemática da violência.
Organizada pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e contra a Mulher em Razão de Gênero (NEAVID), a iniciativa foi ampliada pelo MPSC para alcançar e conscientizar grupos de mulheres. A ideia é levá-las à reflexão sobre o que é a violência contra a mulher para que possam entender e auxiliar eventuais vítimas.
Rádio MPSC
Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça Marco Aurélio Morosini.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente