25 anos do POA: Podcast Momento MP fala sobre a atuação do MPSC na proteção de consumidores de produtos de origem animal
Neste mês de outubro, o Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA) completa 25 anos. Para reforçar a importância do programa, o podcast Momento MP desta semana trouxe convidados para falarem sobre o tema. O episódio recebeu o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça Leonardo Cazonatti Marcinko, a gestora estadual do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DEINP), Alexandra Reali Olmos, e, de forma remota, a Promotora de Justiça da Comarca de Laguna Fabiana Mara Silva Wagner. As jornalistas Marcela Rosa e Silvia Pinter mediaram o bate-papo.
A proteção do consumidor é um direito fundamental estabelecido pela Constituição Federal. "Como defensor dos direitos dos cidadãos, o MP também atua nessa área", disse o coordenador do CCO. Nessa perspectiva, em 1999, o Ministério Público catarinense, com o apoio de órgãos de fiscalização, criou o POA com o objetivo de coibir a produção e a comercialização de produtos de origem animal que não atendem às normas sanitárias, protegendo, assim, a saúde da população. Atualmente, o programa conta com a participação de doze entidades.
"A parceria entre os diversos órgãos que participam das ações do POA fortalece o movimento como um todo, porque, além de inibirmos a entrega de produtos impróprios, também educamos e orientamos o produtor para que ele busque o registro mais adequado para o seu serviço", explicou a gestora estadual do DEINP, que faz parte da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Santa Catarina (CIDASC), Alexandra Reali Olmos. O órgão é responsável por identificar as irregularidades dos alimentos de origem animal no âmbito da inspeção estadual.
A Promotora de Justiça Fabiana Mara Silva Wagner participou de diversas ações do POA. Em setembro, realizou uma operação no município de Laguna que apreendeu mais de 40 toneladas de pescado impróprio para o consumo. "A maioria dos alimentos estava com prazo de validade vencido e não foi possível verificar a procedência".
Os entrevistados também falaram sobre legislação, registros de regularização dos alimentos, doenças evitadas graças ao trabalho do POA, entre outros assuntos.
Momento MP
O podcast Momento MP é um espaço de divulgação dos resultados e da atuação do Ministério Público de Santa Catarina. Visando aproximar a sociedade dos temas discutidos, o novo formato de comunicação traz assuntos variados em uma conversa com linguagem simples e objetiva. Os episódios são lançados quinzenalmente e têm duração média de 30 minutos. Para ouvir, basta acessar a Rádio MPSC no Spotify. O programa também tem uma versão em vídeo disponível do YouTube.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis