25.10.2022

1ª Promotoria de Justiça de Pomerode recebe alunos integrantes do Projeto Invasão Poética.

São estudantes do 9º ano de um projeto interno de incentivo à leitura que levam agora poesia à comunidade e as instituições.


Post

Alunos e alunas da Escola Municipal Básica Almirante Barroso proporcionaram momentos de descontração com a declamação de poesias na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pomerode. Eles fazem parte do Projeto Invasão Poética, que nasceu para sensibilizar estudantes para a leitura, análise, declamação e produção de poemas.

A rotina da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pomerode foi quebrada para se  falar de poesia e declamação dos estudantes dentro da sala da Promotora de Justiça Rejane Gularte Queiroz Beilner. Do espaço em sala de aula, o projeto ganhou as ruas. A visita à Promotoria foi em alusão a atuação do MPSC na área da infância e adolescência.

O projeto que hoje percorre a comunidade e várias instituições do município tem a intenção de despertar o gosto pela leitura, pelo conhecimento da obra de autores consagrados, declamar poesia, refletir e perceber as emoções que os poemas provocam no leitor ou espectador das declamações.

Obras como a de Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meirelles e Ferreira Gullar fazem parte do roteiro dos estudantes.

"O objetivo da Invasão Poética é levar a arte, a poesia e o afeto para as pessoas.  Escolhemos vários locais públicos da cidade para declamarmos as poesias, dentre eles, o Ministério Público pois é um órgão que auxilia as crianças, os adolescentes e os jovens em sua formação cidadã e humana. A Doutora Rejane é parceira das escolas e luta diariamente pelo bem-estar de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, eis o motivo da escolha pelo seu espaço de trabalho.  Sentimo-nos muito bem, prestigiados e acolhidos no local. Saudações Poéticas", completa a professora que coordena o projeto, Marinês Ulbriki Costa.

"Entre os compromissos do dia e as inesgotáveis atribuições desta Promotoria de Justiça, inclusive lidando com desafios e angústias na seara da infância e juventude, o Projeto Invasão Poética proporciona um momento, ainda que breve, de descontração, mostrando-se como um verdadeiro afago no coração", pontua a Promotora de Justiça.

Legenda:

P romotora de Justiça Rejane  Gularte Queiroz Beilner, alunos e professora do Projeto Invasão Poética

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Blumenau