Evento incentiva participação de empresários do Oeste em Programa Novos Caminhos
Aconteceu em Chapecó, no dia 19/06, evento promocional que buscou incentivar a participação de empresários do oeste e extremo oeste catarinense no programa Novos Caminhos.
O Programa Novos Caminhos é resultado de parceria entre Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC).
Na oportunidade, o Programa recebeu a adesão da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e da Fundação ESAG. O evento contou com a participação da coordenadora estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, do presidente do sistema Fiesc, da Promotora de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Chapecó, de representantes da OAB, de lideranças políticas e empresariais, adolescentes acolhidos, representantes do Judiciário, de instituições de ensino, entre outras autoridades.
No evento, a Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Vania Cella Piazza, ressaltou a importância do programa e da necessidade do comprometimento de todos com o futuro dos adolescentes acolhidos. Afirmou que é preciso a adesão daqueles que podem fazer a diferença na vida destes adolescentes, que podem mudar seus destinos e lhes proporcionar uma vida digna. Afirmou ainda que é através da qualificação profissional e da oferta de trabalho que os adolescentes terão condições de ingressar no mundo adulto, da maneira como deve ser, pela porta da frente.
O programa
O programa Novos Caminhos, que teve início em Chapecó no ano de 2013, tem por objetivo propiciar educação profissionalizante para adolescentes que se encontram no sistema de acolhimento, a partir dos 14 anos, com a finalidade de inseri-los no mercado de trabalho após os 18 anos, quando precisam deixar as instituições de acolhimento. Desde de 2013 já passaram pelo programa mais de 800 adolescentes.
Ao ingressarem no Programa, os adolescentes são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), respeitando-se as necessidades e o perfil de cada adolescente.
Após concluírem os programas de capacitação, os adolescentes são encaminhados ao trabalho mas para que isto aconteça é necessário a participação ativa da comunidade empresarial.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste