Livro sobre o primeiro PGJ eleito do MPSC, João Carlos Kurtz, ganha versão impressa e será lançado na próxima quarta
Lançamento será no dia 28 de janeiro, às 16h, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
“Quando aquele prédio foi adquirido, ele estava no segundo andar de construção. O prédio foi concebido depois, foi mudado todo o projeto para o Ministério Público”. Com essa declaração o ex-Procurador-Geral de Justiça, João Carlos Kurtz, relembra a compra do Edifício Paço da Bocaiuva, inaugurado em 1995. Esse foi um dos desafios enfrentados pelo chefe do MPSC: encontrar um espaço adequado para alocar a estrutura da instituição, que estava em ascensão após as definições da Constituição Federal de 1988.
Essa e outras histórias significativas você encontra no livro “PGJ Trajetória e Legado: João Carlos Kurtz”. A segunda edição da obra, desta vez impressa, será lançada no dia 28 de janeiro de 2026, às 16h, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. A narrativa relembra os mandatos do Ex-Procurador-Geral de Justiça, que teve papel importante na consolidação da autonomia institucional e na modernização do Ministério Público catarinense.
Em abril de 2025, a primeira edição do livro foi disponibilizada em formato digital. Esta é a primeira publicação produzida pelo Setor do Memorial do MPSC. A história integra a série de livros sobre os mandatos dos Procuradores-Gerais de Justiça, também desenvolvida pelo Memorial da Instituição, que tem como objetivo registrar a trajetória do MPSC a partir dos relatos dos Ex-PGJs e contribuir para a preservação desses legados.
Para solicitar exemplares impressos da segunda edição do livro, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail memorial@mpsc.mp.br. No Portal do MPSC, permanece disponível a versão digital da primeira edição.
Carreira
Eleito o primeiro PGJ do MPSC, em 1979, João Carlos Kurtz esteve à frente da Instituição durante 12 anos, antes e depois das mudanças trazidas pela Constituição Federal de 1988. Ao longo de sua gestão, Kurtz destacou-se pela estruturação do MPSC, pela inauguração da sede própria no Edifício Casa do Barão, em Florianópolis, e pelo fortalecimento do protagonismo do MP na defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais.
O Ex-Procurador-Geral de Justiça, João Carlos Kurtz, foi o primeiro entrevistado para a série. A pesquisa, baseada em documentos e entrevistas, oferece aos leitores um panorama das transformações ocorridas ao longo de seus mandatos e do impacto das ações do MPSC na sociedade.
Serviço:
O quê: Lançamento da 2ª edição do livro “PGJ Trajetória e Legado: João Carlos Kurtz”
Quando: 28 de janeiro de 2026, às 16h.
Onde: Auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, no Edifício Ministério Público de Santa Catarina - Sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Endereço: Rua Bocaiuva, n. 1792, Centro, Florianópolis.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis