GAECO cumpre agendas de alinhamentos e cooperação institucional

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas recebeu OAB, Secretaria de Justiça e Reintegração Social de SC e Consulado Americano na sede em Florianópolis.

29.01.2026 19:06
Publicado em : 
29/01/26 10:06

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) esteve atuando em três agendas institucionais com o objetivo de alinhamento institucional.  

Na quarta-feira, Coordenador Estadual do GAECO, Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, o delegado Gustavo Kremer e o Promotor de Justiça, de Joinville, Diogo Dechamps, ambos também com atuação no grupo de atuação especial, receberam na sede do GAECO em Florianópolis o diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Rui Cesar Voltolini, e o Procurador-Geral de Prerrogativas da OAB/SC, Rafael Luiz Siewert.  

O objetivo do encontro foi a criação de um procedimento padrão para acesso a informações e definição de ações para ampliar a interação entre o grupo e os advogados voluntários.  

Também na quarta-feira, o GAECO realizou reunião institucional com a Secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina (SEJURI), Danielle Amorim Silva. O objetivo foi fortalecer o alinhamento e a cooperação entre as instituições, levando em conta que a polícia integra o grupo de atuação. 

Entre os temas debatidos esteve o acesso a sistemas para subsidiar investigações, questões relacionadas ao efetivo policial, inteligência policial e medidas de gestão atualmente adotadas tanto pela SEJURI quanto pelo GAECO, em um contexto de troca de experiências e boas práticas institucionais. 

Além da Secretária, estiveram no encontro o Coordenador Estadual do GAECO Wilson Paulo Mendonça Neto; e o Delegado de polícia Gustavo Kremer, Coordenador da Polícia Civil no âmbito do GAECO. 

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério Público de Santa Catarina com a atuação integrada, o aprimoramento das investigações e o fortalecimento das políticas de segurança pública no Estado. 

E na quinta-feira (29), o GAECO recebeu uma comitiva da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em encontro voltado ao fortalecimento do diálogo e à identificação de oportunidades de cooperação internacional. 

Foi apresentada a missão institucional do Escritório de Segurança das Forças Armadas dos Estados Unidos e discutidas possíveis parcerias futuras, com destaque para ações de capacitação, cursos e treinamentos nas áreas de aplicação da lei e segurança pública. Na oportunidade, também foi realizada uma apresentação institucional do GAECO, abordando sua estrutura, atribuições e forma de atuação no enfrentamento ao crime organizado. 

Além da reunião, a comitiva participou de uma visita técnica à sede da Coordenação Estadual do GAECO, bem como às unidades do CyberGAECO e do GAECO da Capital, com o objetivo de conhecer as instalações, os fluxos operacionais e as estratégias empregadas nas atividades investigativas. 

A comitiva da Embaixada dos Estados Unidos foi composta pelo Adido Assistente e Agente Especial Christopher Michael Scheib e pelo Investigador de Segurança Matheus Lins. Participaram da reunião o Coordenador Estadual do GAECO Wilson Paulo Mendonça Neto; e o Delegado de Polícia Gustavo Kremer, Coordenador da Polícia Civil no âmbito do GAECO. 

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério Público de Santa Catarina com a cooperação institucional e internacional, visando o aprimoramento técnico e o fortalecimento das ações de enfrentamento ao crime organizado. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC