MPSC se manifesta pela internação provisória de adolescente que teria esfaqueado colega em escola de Chapecó
A manifestação pela internação teve como fundamentos a gravidade do suposto ato infracional, a garantia da ordem pública e da aplicação da medida socioeducativa e a conveniência da instrução processual
A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó se manifestou favoravelmente à internação provisória de um adolescente apreendido na manhã desta sexta-feira (22/5) em uma escola de Chapecó após supostamente ter ferido com gravidade outro adolescente com um golpe de arma branca. A medida cautelar requerida pela autoridade policial foi deferida, o adolescente apreendido deverá ser encaminhado a uma unidade do CASEP do Estado de Santa Catarina.
Conforme o boletim de ocorrência, por volta das 9h20 desta sexta-feira (22/5), na EEB Tancredo Neves, localizada no bairro Efapi, em Chapecó, o adolescente apreendido desferiu um golpe de arma branca na região abdominal da vítima, causando-lhe lesões gravíssimas.
A manifestação da 3ª Promotoria de Justiça perante o Juízo da Vara da Infância e Juventude de Chapecó a favor da internação pelo prazo de 45 dias se deu com os seguintes fundamentos:
-
a excepcional gravidade do ato infracional, evidenciada pela apuração policial e pelos depoimentos já colhidos;
-
a necessidade de garantia da ordem pública, diante da periculosidade demonstrada pelo emprego de arma branca em ambiente escolar, pela perseguição da vítima e pela persistência na agressão;
-
a garantia da aplicação da medida socioeducativa, a fim de evitar risco de fuga do adolescente;
-
a conveniência da instrução processual, a fim de evitar eventual intimidação de testemunhas, da própria vítima e de seus familiares.
A 3ª Promotoria de Justiça considera, ainda, que a custódia cautelar viabiliza a análise adequada das provas ainda em produção, notadamente do celular apreendido, das imagens das câmeras de segurança da escola e dos laudos periciais em elaboração.
O Ministério Público também se manifestou pela comunicação imediata ao Juízo em caso de alteração no estado de saúde da vítima, para eventual adequação da tipificação, bem como pela autorização judicial para a quebra de sigilo dos dados armazenados e o acesso ao conteúdo do celular do adolescente, conforme requerido pela autoridade policial.
Últimas notícias
12/06/2026Condenado a 68 anos de prisão homem que matou a facadas a ex-companheira e o namorado dela
12/06/2026Por dentro do MPSC: Procuradora-Geral de Justiça recebe calouros do curso de Direito da UFSC
12/06/2026MPSC participa de solenidade dos 23 anos de emancipação do CBMSC
12/06/2026Coordenadora-Geral do NEAVIT participa de seminário nacional sobre os 20 anos da Lei Maria da Penha
12/06/2026Ministério Público recomenda regulamentação de circulação de bicicletas e patinetes elétricos em Dionísio Cerqueira
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste