MPSC e Figueirense reforçam aplicação do protocolo “Não é Não” no Orlando Scarpelli
Clube já havia iniciado a divulgação dos materiais e ações de acolhimento às vítimas
Com a presença feminina cada vez mais marcante nas arquibancadas do estádio Orlando Scarpelli, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Figueirense Futebol Clube avançaram na implementação do protocolo “Não é Não”, ampliando ações de prevenção à violência e de acolhimento às mulheres que frequentam jogos e eventos no espaço.
A iniciativa foi formalizada durante uma visita institucional do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT) de Florianópolis, conduzida pelo Coordenador Regional do núcleo, Promotor de Justiça Jádel da Silva Junior, em articulação com o Gerente de Comunicação e Marketing do Figueirense, John Leo Crüzø.
Na visita, o MPSC constatou que o clube já vinha adotando medidas previstas no protocolo, como a fixação de cartazes informativos e ações de orientação ao público. “Fomos positivamente surpreendidos ao verificar que o Figueirense já vinha adotando, na prática, ações do protocolo ‘Não é Não’, com medidas de acolhimento e encaminhamento adequado das vítimas”, afirmou Jádel.
Além disso, ficou pactuada a disponibilização de um local seguro para atendimento das vítimas, bem como a identificação de funcionários capacitados para reconhecer e lidar com situações de violência, assegurando escuta adequada e os encaminhamentos necessários.
Para o Figueirense, a adesão ao protocolo representa o fortalecimento do compromisso social do clube e o uso do esporte como ferramenta de conscientização. “É motivo de muita alegria participar do protocolo ‘Não é não’. O futebol recebe cada vez mais mulheres, e queremos usar a força da marca Figueirense para engajar o público, ampliar a conscientização e contribuir para a redução de situações de violência”, destacou o Gerente de Comunicação e Marketing do clube, John Leo Crüzø.
Atualmente, 31% do público que frequenta o estádio Orlando Scarpelli é composto por mulheres, o que evidencia a necessidade de ambientes preparados para garantir segurança, respeito e acolhimento.
A iniciativa integra as ações do MPSC voltadas à prevenção da violência de gênero e à consolidação de protocolos de proteção em espaços de esporte, cultura e lazer em Santa Catarina.
Últimas notícias
05/02/2026MPSC vai à Justiça para suspender processos seletivos em Camboriú
05/02/2026GAECO deflagra “Operação Ubiquidade” para combater crimes contra administração pública
05/02/2026MPSC e Secretaria de Justiça debatem medidas para enfrentar falta de vagas no sistema prisional
05/02/2026MPSC e Figueirense reforçam aplicação do protocolo “Não é Não” no Orlando Scarpelli
05/02/2026MPSC denuncia dois tenistas estrangeiros por suposto racismo
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis