Ministério Público obtém condenação de homem que dirigiu embriagado, fez manobras ilegais, ameaçou policiais e atirou em direção à rua na Serra catarinense
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação de um homem que cometeu vários atos ilícitos na mesma noite, colocando a população de Cerro Negro em risco. A Justiça condenou o réu a quatro anos e oito meses de reclusão e determinou a suspensão da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por embriaguez ao volante, manobras imprudentes, resistência a execução legal, ameaças e desacatos a policiais e disparos de arma de fogo em via pública.
A sequência de crimes aconteceu em 2 de julho deste ano. Naquela madrugada, acontecia um baile no salão paroquial de Cerro Negro. Anderson Barros Mendes, conhecido como "Secretário", chegou ao local de camionete por volta das 4h20, fazendo "cavalos de pau" enquanto várias pessoas se dispersavam. A abordagem constatou que ele havia ingerido uma grande quantidade de bebidas alcoólicas.
Os policiais mandaram-no sair do veículo, mas foram ignorados. O réu acelerou, quase atingiu um militar e iniciou a fuga. Minutos depois, ele foi localizado em casa, atirando em direção à rua com uma espingarda. Ele resistiu novamente aos procedimentos legais, se escondeu atrás de familiares e desacatou os policiais com palavrões e ameaças de morte.
A prisão foi efetuada horas depois, com a chegada do Pelotão de Patrulhamento Tático de Lages e das guarnições de Capão Alto e Anita Garibaldi. Os policiais também apreenderam a espingarda, um revólver e munições.
A Promotora de Justiça da Comarca de Campo Belo do Sul, Raíza Alves Rezende, conduziu a denúncia. "Essa condenação traz alívio a toda a sociedade local. A pequena cidade de Cerro Negro se espantou com a prática de tantos crimes que colocaram em risco todos que saíam daquele baile e também diversos policiais. A sentença demonstra que condutas inconsequentes não serão toleradas e receberão punição à altura", afirmou.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste