Iniciativas catarinenses na educação são destaques em reunião do gabinete de transição do governo federal
Na tarde desta terça-feira, 29/11, o Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega participou de uma reunião do gabinete de transição do governo federal. A reunião aconteceu na sede do Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília e de também on-line.
Durante a reunião com o GT da Educação do governo de transição, foram apresentados projetos importantes na área. Entre eles, o acordo de cooperação técnica firmado entre CNMP, MEC e Atrion. O termo replica o programa catarinense em escala nacional. O programa, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do MPSC, tem como objetivo o acompanhamento dos Planos Estadual e Municipais de Educação passíveis de levantamento estatístico. Assim, fornece suporte material e teórico às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude para, de forma resolutiva, privilegiar a vinculação orçamentária das metas e estratégias dos planos de educação, no orçamento público, e aperfeiçoar a gestão e o planejamento da política educacional. O Termo foi assinado em maio deste ano e agora o Ministério da Educação (MEC) poderá replicar o modelo de monitoramento do Ministério Público catarinense em escala nacional. (relembre o Programa aqui)
Ainda foi abordado outra conquista de Santa Catarina: o ICMS educacional. A criação da lei, contou com a articulação do MPSC. O ICMS Educacional vai aperfeiçoar a forma de repasse do tributo, de modo a premiar os municípios que apresentam melhoras em seus índices educacionais. A lei foi sancionada em agosto deste ano e também se tornou uma referência da atuação do MPSC. "A realização desta reunião desta reunião é mais um reconhecimento do trabalho do MP catarinense e busca consolidar e qualificar o regime de colaboração entre os órgãos de controle e governo federal", disse Botega.
O Gabinete de Transição, previsto em lei, é um colegiado técnico e político que possui o objetivo de reunir dados sobre o funcionamento e a atuação dos órgãos e entidades que compõe a Administração Pública Federal e preparar os atos a serem produzidos pelo Presidente eleito.
Além de Botega, que participou como um dos representantes da comissão da Infância e Juventude do CNMP, participaram do encontro o Conselheiro Gerson Sicca, do TCE. Os Promotores de Justiça Moacir Nascimento e Mirella Monteiro, do CNMP, o Conselheiro Cezar Miola, presidente da Atricon (Associação dos Tribunais de Contas), entre outros representantes dos órgãos.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste