GAECO deflagra Operação “Ajuste Prévio” para o combate de crimes contra a administração pública
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino/SC e Xaxim/SC, expedidos pela Vara Regional de Garantias de São Miguel do Oeste/SC. A operação ocorre em apoio à investigação da Promotoria de Justiça de Campo Erê/SC.
Na manhã desta terça-feira (16/12), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à Promotoria de Justiça de Campo Erê/SC, deflagrou a Operação “Ajuste Prévio”. A ação tem como objetivo investigar um esquema de fraude sistemática em concursos públicos, com indícios de favorecimento direcionado a candidatos específicos.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim. As medidas visam apreender documentos e outros elementos que possam confirmar as possíveis irregularidades, garantindo a lisura dos certames e a igualdade de condições entre todos os candidatos concorrentes.
A investigação teve início a partir da denúncia recebida pelo Ministério Público. Apura-se que os candidatos teriam sido beneficiados em concurso público e processo seletivo realizados em São Bernardino/SC, no ano de 2024, mediante esquema previamente articulado com a banca organizadora. Há indícios de que alguns dos favorecidos já ocupam cargos públicos.
O trabalho busca confirmar as informações levantadas e identificar todos os envolvidos na fraude, incluindo a empresa responsável pela organização dos certames. A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, assegurando a preservação da cadeia de custódia das evidências coletadas.
As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Operação Ajuste Prévio
O nome dado à operação guarda relação a facilitação e ajuste previamente definidos que permitiram aos candidatos alcançarem a primeira colocação no concurso público e processo seletivo.
O GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
18/12/2025GAECO cumpre mandado de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPRO
18/12/2025MPSC questiona lei complementar de Itapoá e aponta prejuízo mensal de R$ 130 mil aos cofres públicos com nomeações indevidas
17/12/2025Reorganização de espaços físicos do MPSC resulta em desocupação do edifício Vintage e economia de R$ 1,4 milhão
17/12/2025GEJURI registra, desde abril, 28 júris realizados e mais de 1.370 anos em condenações
17/12/2025GAECO deflagra Operação “Artérias” visando o enfrentamento às organizações criminosas que atuam no Norte do Estado
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil