Foram encontrados resultado(s)


  • Construções Clandestinas

    O crescimento desordenado das cidades é um problema ambiental sério e causa danos à sociedade. As construções clandestinas provocam carência de espaços públicos, prejuízo a mobilidade urbana, insegurança jurídica, falta de qualidade nas construções, danos urbanísticos e ambientais. Além da falta de segurança, sonegação fiscal  e especulação imobiliária. Se você conhece alguma construção clandestina no seu município, denuncie no site mpsc.mp.br. Ministério Público de Santa Catarina no combate às construções clandestinas.

    20/9/2019 - Categoria: Spot

  • Campanha Igualdade de Gênero

    As taxas de escolaridade mais altas no Brasil são das mulheres. Mas ainda ocupam menos de 38% dos cargos de gerência nas empresas e a diferença salarial é em média 30% menor que a dos homens, segundo dados do IBGE. Que tal melhorar essa estatística? Mulher PODE SIM liderar! Não contribua com esse estereótipo! Pode sim! É uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina pela igualdade de gênero.

    13/9/2019 - Categoria: Spot

  • Setembro Amarelo

    Setembro é o mês de prevenção  ao Suicídio. O assunto que sempre foi um Tabu, acomete diariamente cerca de  32 pessoas  no país, segundo dados do CVV ,Centro de valorização da vida. Você pode salvar uma vida, até mesmo ouvindo uma pessoa em sofrimento. Se precisar de ajuda, ligue para no número 188 que funciona gratuitamente 24 horas por dia.  Setembro amarelo, o Ministério Público de Santa Catarina apoia essa campanha.

    30/8/2019 - Categoria: Spot

  • Desmatamento

    Com o tempo seco a possibilidade de queimadas aumenta.

    Só este ano, o corpo de bombeiros registrou quase DOZE por cento a mais ocorrências de focos de incêndio em relação ao mesmo período do ano passado.

    Não faça fogo para limpar o terreno ou queimar o lixo. Neste tempo de estiagem até uma ponta de cigarro pode causar um grande incêndio florestal.

    Não brinque com fogo. O Ministério Público de Santa Catarina apoia esta causa.

    29/8/2019 - Categoria: Spot

  • Spot: Amamentação

    Você sabia que o leite materno é melhor alimento para o bebê? A Organização Mundial de Saúde recomenda que até os seis meses de idade a alimentação seja apenas o leite materno. Além de ser rico em nutrientes, a amamentação cria vínculo entre a mãe e o bebê e aumenta as relações de afeto. Campanha de amamentação - o Ministério Público de Santa Catarina apoia esta causa.

    29/8/2019 - Categoria: Spot

  • Spot: Leite materno

    Consumir leite materno nos seis primeiros meses aumenta as chances das crianças prematuras a se recuperarem mais rapidamente. Além disso, protege de doenças recorrentes nos primeiros anos de vida. Um pote de leite materno pode alimentar até DEZ recém-nascidos por dia. Se você estiver amamentado e quiser doar, procure o banco de leite humano mais próximo ou ligue no Disque Saúde, no número 136. Campanha de amamentação - o Ministério Público de Santa Catarina apoia esta causa.

    29/8/2019 - Categoria: Spot

  • Ministério Público de Santa Catarina nas redes sociais

    Você sabia que o Ministério Público de Santa Cataria possui varias ferramentas de comunicação? 

    6/8/2019 - Categoria: Spot

  • Spot: Disque 100

    Você sabia que o disque 100 ou disque direitos humanos é um grande aliado no combate a vários tipos de crime e violências física e psicológica? Pois é, este serviço funciona diariamente, VINTE E QUATRO horas por dia. A ligação é gratuita e você não precisa se identificar. Portanto, se souber de algum caso de violência não pense duas vezes, denuncie. Sua atitude pode salvar vidas. Disque 100! O Ministério Público de Santa Catarina apoia este canal de denúncia.

    31/7/2019 - Categoria: Spot

  • Spot: Doação de sangue

    Neste segundo, em algum lugar, alguém está precisando de sangue. Pode ser um amigo, parente ou desconhecido. Segundo a Organização Mundial da Saúde, se 3% da população mundial doasse sangue com frequência, o estoque não ficaria vazio. Procure um banco de sangue, se informe e ajude a engajar pessoas para se tornarem doares. Doe, por que não dói, não faz falta e salva vidas. O Ministério Público de Santa Catarina apoia esta causa e conta com você.  

    21/6/2019 - Categoria: Spot

  • Justiça Restaurativa: uma alternativa para solução de conflitos

    Restaurar, reparar, reduzir danos, reintegrar um infrator à convivência social é um dos papeis da Justiça Restaurativa. Um modelo inovador que complementa a justiça tradicional e que o Ministério Público de Santa Catarina vem realizando como uma alternativa para solução de conflitos. Uma responsabilidade compartilhada entre as pessoas, para construir uma sociedade em que cada um se sinta responsável por essas transformações.

    17/6/2019 - Categoria: Boletim

  • SUS sem falta: uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina

    Sabe a fila do SUS? A população pode ajudar a diminuir! Basta desmarcar com antecedência quando não precisar mais da consulta, exame ou cirurgia agendada. Atitude que adianta a vez de outra pessoa! Pense nisso!

    13/6/2019 - Categoria: Boletim

  • SUS sem falta: comunique a falta com antecedência

    Se você não puder comparecer a uma consulta, exame ou cirurgia agendada no SUS, avise a unidade de saúde! Comunique a falta com antecedência! Assim você dá chance para outra pessoa ser atendida no seu lugar!  Comportamento positivo que evita o desperdiço de tempo dos profissionais da saúde! 

    13/6/2019 - Categoria: Boletim

  • Violência contra idosos: uma campanha do MPSC

    É dentro de casa, que a maioria dos idosos brasileiros são agredidos, física e psicologicamente, além de sofrerem com discriminação, violência financeira e muitas vezes, abandonos em hospitais. Muitas destas atitudes são crime e consideradas uma grave violação aos direitos humanos. Não feche os olhos para relações abusivas e denuncie no disk 100 ou em qualquer delegacia mais próxima.Vamos assegurar que nossos idosos tenham um envelhecimento digno e saudável. Uma campanha do ministério publico de santa catarina.


    10/6/2019 - Categoria: Boletim

  • Ouvidoria: atendimento ao cidadão

    O Ministério Público tem um papel fundamental na vida do cidadão e está presente em todo território de Santa Catarina. Mas quando você não consegue ter acesso, tem alguma reclamação ou sugestão sobre o MP, pode contar com a Ouvidoria da instituição. E ela quem recebe, examina e dá encaminhamento a todas estas demandas. Então anote ai,  por que  temos vários meios de falar com a  ouvidoria :  Pelo telefone:  (48) 3229-9306 ou ainda, pelo  site www.mpsc.mp.br. Conte pra gente como o Ministério Público de Santa Catarina pode ser melhor e mais eficiente com sua opinião.

    15/5/2019 - Categoria: Boletim

  • Gripe: A importância de se vacinar

    O Brasil está mobilizado na campanha de vacinação contra a gripe. Em Santa Catarina, a doença matou mais de cinquenta pessoas no ano passado, e isso não pode se repetir. Dentre os principais grupos alvo da vacinação, estão crianças de um a seis anos, idosos, mulheres grávidas, indígenas e pessoas com doenças crônicas. Consulte a unidade de saúde mais próxima e não deixe a gripe pegar você. Ministério Público de Santa Catarina na campanha de vacinação contra a gripe.

    29/4/2019 - Categoria: Boletim

  • GEDDA: castração de animais domésticos

    Você sabia que cães e gatos filhotes podem ser castrados e que as fêmeas não precisam ter uma cria antes da castração? Isso previne a superpopulação de cães e gatos abandonados. Ter um bicho de estimação é um ato de amor. Pense nisso e seja responsável. Uma campanha do GEDDA, Grupo Especial de Defesa dos Animais do Ministério Público de Santa Catarina.

    22/3/2019 - Categoria: Boletim

  • GEDDA: campanha de cuidados com animais domésticos

    Ter um bicho de estimação é um ato de amor e responsabilidade, por isso antes de levar um animal para casa pense se vai ser possível cuidar bem desse seu novo amigo. Ele vai precisar de cuidados especiais, abrigo, alimentação e serviços médicos. Pense nisso e seja responsável. Uma campanha do GEDDA, Grupo Especial de Defesa dos Animais do Ministério Público de Santa Catarina.

    22/3/2019 - Categoria: Boletim

  • Farra do boi: Ajude a denunciar

    Você sabia que a farra do boi é crime? Maltratar animais vai contra as leis estaduais e federais, e pode ser punido com multa e até prisão. Ajude a combater essa prática. Denuncie! Ministério Público de Santa Catarina no combate à Farra do Boi.

    1/3/2019 - Categoria: Boletim

  • Carnaval: Não é não!

    Não é não! Beijos roubados, toques inconvenientes. O Carnaval de 2019 é o primeiro em que a importunação sexual é crime. Carnaval é época de diversão, mas o respeito sempre deve prevalecer! Um alerta do Ministério Público de Santa Catarina.

    27/2/2019 - Categoria: Boletim

  • Febre Amarela: saiba como prevenir

    A febre amarela é uma doença que preocupa a população brasileira. E a melhor forma de prevenção é a vacina! Indicada a partir de 9 meses de idade. Para quem tiver mais de 60 anos é preciso autorização médica. Não corra risco! Procure uma unidade de saúde. Ministério Público de Santa Catarina na prevenção da febre amarela.

    26/2/2019 - Categoria: Boletim

  • Dia da Internet Segura: cuidado com as suas senhas

    Crimes também podem acontecer na Internet. Para você não ser mais uma vítima, que tal aumentar o nível de segurança das suas senhas? Senhas seguras devem ser longas e compostas por números, letras e símbolos. Dessa maneira você protege todos os seus dados e previne fraudes na Internet. Internet Segura, uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

    5/2/2019 - Categoria: Boletim

  • Dengue: saiba como prevenir

    Por causa das chuvas, o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti. E como consequência é a época de maior risco de contrair dengue. A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano. Não deixe água parada em vasos, pneus, latas, garrafas ou qualquer outro recipiente. Essa é a única forma de prevenção! Ministério Público de Santa Catarina no combate à dengue.

    19/12/2018 - Categoria: Boletim

  • Novembro Azul: maioria dos casos ocorrem a partir dos 65 anos

    O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Mas não se preocupe, quando detectado precocemente as chances de cura aumentam e o tratamento é menos agressivo. Novembro azul. Uma campanha que tem o apoio do Ministério Público de Santa Catarina.

    8/11/2018 - Categoria: Boletim

  • Novembro Azul: 90% dos casos de câncer de próstata têm cura

    O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O INCA, Instituto Nacional do Câncer, estima que este ano mais de 68 mil novos casos sejam diagnosticados. Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% têm cura quando detectado precocemente. Novembro azul. Uma campanha que tem o apoio do Ministério Público de Santa Catarina.

    8/11/2018 - Categoria: Boletim

  • Campanha Outubro Rosa: exame clínico

    Toda mulher com mais de quarenta anos deve fazer anualmente o exame de mamografia. Mulheres que têm casos de câncer de mama na família devem iniciar o exame clínico um pouco antes, a partir dos trinta e cinco anos de idade. Outubro Rosa, abrace você também essa campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

    16/10/2018 - Categoria: Boletim

  • Campanha Outubro Rosa no MPSC

    O mês de Outubro chegou e com ele a campanha "Outubro Rosa", um momento especial dedicado à reflexão sobre os temas que envolvem a saúde da mulher. Desde 2013, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apoia a campanha "Outubro Rosa" e ao longo do mês traz informações sobre as formas de prevenção do câncer de mama, o reconhecimento dos sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce da doença.

    11/10/2018 - Categoria: Boletim

  • Motociclistas: Campanha de conscientização por um trânsito mais seguro

    A maioria dos acidentes de trânsito em Santa Catarina envolvem motociclistas. Somente no ano passado mais de cinco mil e setecentos motociclistas foram hospitalizados. Mas você sabia que a responsabilidade é de todos? Autoridades públicas, motoristas, pedestres, ciclistas e, claro, motociclistas. Campanha de conscientização por um trânsito mais seguro. Uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina.

    1/10/2018 - Categoria: Boletim

  • Uso do celular: Campanha de conscientização por um trânsito mais seguro

    A cada três acidentes de trânsito no Brasil, um acontece pelo uso de celular ao volante. A quantidade deste tipo de acidente já é maior do que os causados por embriaguez. A multa para quem usa o celular enquanto dirige é de duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos e resulta em sete pontos na carteira. Ao fazer uso do telefone no trânsito, o motorista coloca em risco a própria vida e também de outros passageiros e pedestres que circulam na via. Campanha de conscientização por um trânsito mais seguro. Uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina.

    1/10/2018 - Categoria: Boletim

  • Setembro Amarelo: evento do MPSC terá como tema comportamento dos jovens nas redes sociais

    Para falar sobre prevenção ao suicídio e orientar os pais a identificarem algum tipo de situação com os filhos, o Ministério Público de Santa Catarina promove, em Florianópolis, a 4ª edição do evento "Doenças mentais: falar para prevenir, conhecer para tratar" no dia 14 de setembro. Nesta edição, o tema central será o comportamento dos jovens nas redes sociais. Faça sua inscrição no portal da instituição mpsc.mp.br.

    3/9/2018 - Categoria: Boletim

  • Setembro Amarelo: valorização da vida e combate ao suicídio

    Você já parou para pensar que nem sempre o que as pessoas postam nas redes sociais é o que estão sentindo de verdade?Por isso, você não precisa se esconder atrás de um emoji. Em setembro, o Ministério Público de Santa Catarina promove um evento sobre valorização da vida e combate ao suicídio. Nesta edição, você será convidado a visualizar muito além do que é digitado. Setembro amarelo, esta causa também é nossa. 

    27/8/2018 - Categoria: Boletim

  • Doe sangue: você é o tipo de alguém

    Doar sangue é um ato de amor que pode ser feito regularmente! Acesse o site do Hemosc e saiba como estão os estoques do seu tipo sanguíneo. Participe! Seja um doador. Você é o tipo de alguém! Uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

    18/6/2018 - Categoria: Boletim

  • FRBL abre inscrições para financiamento de projetos de inclusão social com jovens

    Se você trabalha ou conhece alguma entidade civil que desenvolve projetos de inclusão social com jovens, fique atento. O FRBL, Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, pode financiar o projeto desta entidade em até 250 mil reais. Para mais informações, acesse o edital no portal Ministério Público de Santa Catarina: mpsc.mp.br. O cadastro pode ser feito até o dia 4 de junho.

    10/5/2018 - Categoria: Boletim

  • Carnaval:os bancos de sangue estão em baixa. Doe sangue neste carnaval.

    Durante o carnaval, os bancos de sangue ficam em baixa, entre 20 e 30%, segundo o Ministério da Saúde. Mas a procura pelas bolsas de sangue aumenta durante este período do ano. Isso se dá muitas vezes pela maior ingestão de álcool da população, acidentes de trânsito e violência urbana. Doe sangue em qualquer época do ano. Procure o HEMOSC mais próximo e doe. Você pode fazer a alegria de alguém neste carnaval.Uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

    8/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Carnaval: não perturbe o sossego alheio

    Vai aproveitar o carnaval? Não se esqueça de respeitar quem optou por aproveitar o feriado para descansar. Cuidado com a música alta, gritos e não ofenda ninguém. Perturbar o sossego alheio pode render prisão ou multa. Seja consciente no Carnaval. Nem todo mundo quer fazer festa. Respeite quem decidiu aproveitar a data para descansar. Não deixe que a alegria da festa se torne um pesadelo! Uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

    8/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Carnaval: Respeite a vida. Se beber não dirija.

    Neste carnaval vale ter muita alegria e samba no pé. Mas o que não combina com a folia é dirigir embriagado. Misturar álcool e volante, o desrespeito às leis e imprudência do motorista e pedestres são os principais fatores de violência no trânsito que mata mais 40 mil pessoas por ano, de acordo com a ONU, Organização das Nações Unidas. Se beber não dirija. No carnaval respeite a vida. Uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

    8/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Carnaval: previna-se das DSTs no carnaval

    Neste carnaval o adereço que não pode faltar é a camisinha. A prevenção é a melhor parte da folia. O preservativo protege contra as DSTs, doenças sexualmente transmissíveis e também contra uma gravidez indesejada. Mas a preocupação deve existir durante o ano todo. Previna-se! Uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

    8/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Gravidez Precoce: Incentive uma jovem mãe a continuar os estudos

    Prevenção à Gravidez na Adolescência: O Ministério Público de Santa Catarina abraça essa causa

    7/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Carnaval: Assédio não combina com a folia

    Neste carnaval vale vestir a fantasia que você quiser. Muita cor, alegria e diversão são as marcas registradas da festa. Mas o que não combina com a folia é o assédio. Não importa o modelo e o tamanho da fantasia. Assédio é crime. Uma campanha do Ministério Público de Santa Catarina.

    7/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Gravidez Precoce: A educação sexual é a principal maneira de evitar uma gravidez na adolescência.

    Informe-se e converse com seus filhos. Prevenção à Gravidez na Adolescência: O Ministério Público de Santa Catarina abraça essa causa

    7/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Dia Mundial da luta contra o câncer: combate

    Adotar hábitos saudáveis auxilia no combate ao câncer. Dia Mundial da luta contra o câncer.


    5/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Dia Mundial da luta contra o câncer: chance de cura

    A chance de cura do câncer pode chegar a 99% se descoberta e tratada no início. Dia Mundial da luta contra o câncer.

    5/2/2018 - Categoria: Boletim

  • Poluição sonora

    O excesso de ruído pode causar insônia, depressão e outros problemas de saúde. Fique atento e preserve a sua saúde.

    12/1/2018 - Categoria: Boletim

  • Poluição Sonora e Perturbação do sossego

    Você sabe a diferença de poluição sonora e perturbação do sossego? Ouça o spot e descubra.

    12/1/2018 - Categoria: Boletim

  • Novembro Azul: previna-se

    A probabilidade de um homem ter câncer de próstata aumenta com o passar dos anos, por isto é importante a prevenção e diagnóstico precoce da doença.


    10/11/2017 - Categoria: Boletim

  • Novembro Azul: o MPSC apoia essa causa

    O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir e combater a doença.

    10/11/2017 - Categoria: Boletim

  • Outubro Rosa: o MPSC apoia essa causa

    Informação e prevenção para vencer a luta contra o câncer. 

    5/10/2017 - Categoria: Boletim

  • Outubro Rosa: a importância de prevenir o câncer de mama

    A mamografia é a melhor forma de prevenir e combater a doença. 

    5/10/2017 - Categoria: Boletim

  • O trânsito só muda se você mudar: na chuva, reduza a velocidade do carro

    A pista molhada exige maior cuidado no trânsito para evitar acidentes.

    21/9/2017 - Categoria: Boletim

  • O trânsito só muda se você mudar: no trânsito, os veículos de maior porte são sempre responsáveis pelos menores

    A responsabilidade de segurança não é individual. Ela se estende para outros veículos e para pedestres.

    21/9/2017 - Categoria: Boletim

  • O trânsito só muda se você mudar: os pedestres também devem estar sempre atentos ao trânsito

    Na faixa, a preferência é do pedestre, exceto se houver semáforo, mas é necessário tomar cuidado e prestar atenção no movimento dos carros.

    21/9/2017 - Categoria: Boletim

  • O trânsito só muda se você mudar: desconecte-se do celular ao dirigir

    Além de multa e pontos na carteira, usar o celular enquanto dirige pode custar vidas.

    21/9/2017 - Categoria: Boletim

  • SPOT: Doenças Mentais. Falar para prevenir, conhecer para tratar.

    No Mês do Setembro Amarelo, o MPSC realiza evento para discutir temas como drogas, cyberbullying e suicídio. O debate acontece no dia 1º de setembro e está com inscrições abertas.

    18/8/2017 - Categoria: Boletim

  • SPOT: Setembro Amarelo

    A cada uma hora uma pessoa comete suicídio no Brasil. Prevenir pode salvar vidas. O MPSC abraça essa causa.

    15/8/2017 - Categoria: Boletim

  • SPOT: O Bullying é assunto sério e deve ser discutido

    Crianças e adolescentes são as principais vítimas de bullying e isso pode influenciar a vida toda

    31/7/2017 - Categoria: Boletim

  • SPOT: Combate ao mosquito da dengue deve ser mantido no inverno

    A epidemia de dengue costuma se manifestar no verão, mas todos devem continuar atentos aos cuidados nos meses de temperaturas baixas, para evitar criadouros e a proliferação do Aedes aegypti.

    14/6/2017 - Categoria: Boletim

  • SPOT: Saiba o que é a Violência Obstétrica

    MPSC NOTÍCIAS- A violência obstétrica é um tipo de violência cometida contra mulheres gestantes por meio de agressões verbais e até físicas.O MPSC lançou uma campanha de conscientização sobre o assunto, acesse a página de campanhas e entenda mais.

    31/3/2017 - Categoria: Boletim