A falta de oportunidade profissional para os jovens em situação de vulnerabilidade pode agravar a condição social e levá-los para o caminho da criminalidade. Preocupado com essa realidade, a 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul realizou uma audiência pública sobre o programa "Trabalhando Juntos", que tem o objetivo de gerar oportunidades de trabalho e estágios no programa Jovem Aprendiz para adolescentes em situação de acolhimento institucional, que cumpram medidas socioeducativas em meio aberto ou em situação de evasão escolar.

O encontro ocorreu no dia 04 de maio no Centro Empresarial de Jarguá do Sul e contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIJS), da CDL, e do CIEE/SC, reunindo empresas, segmentos organizados da sociedade civil e poder público.

A Promotora de Justiça, Maria Cristina Pereira Cavalcanti Ribeiro, da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul e a Auditora Fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Aprendizagem e de Inclusão de Pessoas com Deficiência e de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luciana Xavier Sans de Carvalho, ressaltaram que Santa Catarina é um dos estados mais avançados na oferta de oportunidades a jovens de acordo com a Lei da Aprendizagem e no cumprimento à lei de cotas.

Afirmaram ainda que é preciso avançar no debate, uma vez que o município conta com mais de 570 vagas ociosas de aprendizagem, que devem ser preenchidas por adolescentes e jovens aprendizes. "Na região, são mais de 40 mil jovens com idade entre 14 e 24 anos, que podem ser aprendizes", pontuaram.

O Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Marcelo Goss Neves, enalteceu que "o Ministério Público busca sensibilizar e estimular empresários de Jaraguá do Sul e região, através do programa "Trabalhando Juntos", para o reconhecimento da Lei Federal 10.097/2000, conhecida como Lei da Aprendizagem, e da inserção juvenil no mundo do trabalho, por meio do cumprimento de cota de aprendizagem, dando oportunidade a transformação social de jovens com algum tipo de vulnerabilidade social e cumprindo alguma medida sócio educativa".

A contratação desses adolescentes e jovens aproxima e garante a inclusão na sociedade, assegurando aos menores uma perspectiva de crescimento profissional, além de evitar a evasão escolar.

A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Ana Clara Franzner Chiodini, reconheceu que o Programa do Ministério Público de Santa Catarina "Trabalhando Juntos" tem a intenção de inserir os jovens em vulnerabilidade social nas empresas buscando oferecer mais oportunidades para eles. "Temos o objetivo de inserir eles no mercado de trabalho, melhorando a condição de vida e social desses jovens", finalizou.

Conheça mais sobre o projeto

Inicialmente, as Promotorias articulam com a Secretaria de Assistência Social a busca pela relação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar, que estão aptos a participar do projeto.

Assim, ocorre um trabalho de sensibilização e conscientização com os empresários locais, para promover a aderência ao projeto e destinar vagas a esse público.

Os jovens e adolescentes são convidados a participar de oficinas socioeducativas em entidades parceiras do programa. O curso preparatório ensina conhecimentos essenciais para o início no mercado de trabalho: economia pessoal; trabalho em equipe; elaboração de currículo; comportamento no ambiente de trabalho; e outros temas. Ao terminar os dois meses e meio de curso, os jovens e adolescentes são encaminhados a vagas de aprendiz em empresas que aderiram ao programa.