A próxima etapa será a escolha dos 25 gestores que serão capacitados para, no futuro, serem os multiplicadores. "A sensibilização foi importante para eles entenderem o método usado pelos facilitadores para realizar uma prática restaurativa e educativa que busque prevenir a violência escolar e mediar conflitos, oportunizando a escuta ativa e respeitosa das situações que permeiam a convivência escolar. Agora, o Comitê Gestor da Justiça Restaurativa nas Escolas da Comarca de Camboriú irá se reunir para definir os critérios de seleção dos 25 profissionais, que vão participar da capacitação custeada pelo FRBL. E, a partir da habilitação, começarem a implantar o método dentro das unidades escolares," explica a Promotora de Justiça Caroline Cabral Zonta, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Camboriú, que atende a área da Infância e juventude.
A dinâmica da sensibilização
Os profissionais da educação foram divididos em seis grupos. Cada facilitador - servidores das instituições que compõem o grupo gestor - formou um círculo, com os participantes que conduziu, e seguiu um roteiro que incluiu: integração do grupo, oportunidade de fala, apresentação da peça central do círculo - que são objetos de apoio-, diretrizes e contação de história. A figura da girafa serviu como um fio condutor em toda a dinâmica.
Nas oficinas, foram trabalhados os valores e as emoções dos profissionais que participaram, e como essa metodologia pode servir para desenvolver o círculo da construção de paz, destaca Luciana Andrea Mattos, chefe de setor do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), e que representa o MPSC como facilitadora na realização das oficinas.
"O profissional, dentro do ambiente escolar, pode usar essa técnica não só em situação de conflito, mas também para tornar mais tranquilo e ameno o relacionamento entre professores e alunos, e entre os profissionais, podendo se ver e se reconhecer no outro. É uma metodologia que pode ser aplicada em vários lugares, e a escola é o foco principal para isso acontecer", completa Luciana.