Post

"Não tinha casos de câncer na família".  

"Sempre fui saudável".  

"Foi um susto quando recebi o diagnóstico".  

"Meu chão caiu".

"Procurar ajuda rapidamente foi fundamental para eu estar curada".  

"O tratamento é difícil, mas existe a cura".  

As frases são de mulheres, servidoras do Ministério Público de Santa Catarina e que estão em tratamento ou passaram pelo câncer de mama. Durante o mês de outubro, seis mulheres vão mostrar os desafios, os medos e as conquistas de um novo momento da vida após um câncer.  

Você é nosso convidado para acompanhar essas histórias inspiradoras e de superação. São elas que vão trazer para você a reflexão sobre a importância dos exames de rotina, do diagnóstico precoce e de como a rede de apoio faz a diferença para o sucesso do tratamento.  

Confira o vídeo:


Além disso, a  médica do trabalho da Gerência de Atenção à Saúde do MPSC, Fernanda Lemes Ferreira destaca como os exames de rotina podem ajudar na identificação da doença. De acordo com a médica, a pandemia afastou muitas mulheres dos exames de rotina. No entanto, clínicas e hospitais reforçaram os cuidados de higiene, distanciamento e triagem de pacientes, de forma a minimizar o risco de contaminação. 

A Coordenadora-Adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor, Promotora de Justiça Lia Dalmutt explica os detalhes das leis que protegem e garantem os direitos das pessoas com câncer.


PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO do câncer de mama devem ser feitos mesmo na pandemia

Que LEIS protegem pacientes com câncer de mama?

O Outubro Rosa 

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Rádio MPSC

Ouça nosso SPOT sobre a campanha:

Faça o download do áudio aqui!