Post

A Coordenadora do Centro de Apoio do Meio Ambiente (CME), Promotora de Justiça Fernanda Broering Dutra, recebeu nesta quarta-feira (6/11) o Troféu Formiguinha, distinção concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para instituições que implantam ações de preservação ambiental.

Na oportunidade, eles apresentaram o programa "Penso, Logo Destino", que já foi apoiado por algumas Promotorias de Justiça do estado e visa a implementar a logística reversa.

A logística reversa é um conjunto de ações e procedimentos destinados à coleta e à restituição dos resíduos ao setor empresarial, com o encaminhamento para a reciclagem ou o descarte adequado de uma série de produtos que podem conter, além de materiais reaproveitáveis, elementos nocivos para a saúde e para o meio ambiente.

Participaram do encontro, além da Coordenadora do CME, o Coordenador do Projeto Penso, Logo Destino (PLD), Cícero Brasil, o servidor do IMA Nilo Teixeira Vianna e a assessora Daniela Kramer Frassetto.

Penso, Logo Destino 

Lançado em 2019 pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, o programa atua como mediador entre os comerciantes, a administração municipal e a população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

No ano de 2023, o FRBL investiu 1,5 milhão no programa, para que o IMA possa estender para todos os municípios catarinenses esse importante trabalho, no prazo de cinco anos, iniciando pelos 224 municípios de até 20 mil habitantes, para depois atender aos de até 50 mil e finalizar com as grandes cidades do estado.