O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa (Cidasc) e 3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Rio do Sul, realizará duas palestras alusivas ao Programa Campo Limpo, nos dias 26 e 27 de julho, nas cidades de Imbuia e Ituporanga, respectivamente. Serão abordados temas relacionados ao uso, comércio e fabricação de agrotóxicos ilegais e as consequências criminais, na saúde, no meio ambiente e na sociedade.  Os encontros acontecerão na sede das Câmaras de Vereadores, às 17 horas. 

O Programa Campo Limpo é uma iniciativa da 2ª Promotoria da Comarca de Ituporanga e tem o propósito de expor aos agricultores a necessidade de se observar as normas de compra e aplicação do produto, tratar sobre os danos ambientais do uso de agrotóxicos de venda proibida, bem como destacar os perigos à saúde. 

De acordo com o Promotor de Justiça, João Paulo Bianchi Beal, "após operação deflagrada em 2021, verificou-se o enorme impacto ambiental e econômico com o uso de agrotóxicos ilegais e adulterados. Entendemos que a Promotoria de Justiça precisava atuar de forma preventiva nesta área e assim orientar os envolvidos com a cadeia da cebola". 

A operação citada pelo Promotor de Justiça foi denominada de Deméter e aconteceu no mês de julho de 2021. A finalidade da ação foi para combater a adulteração, comércio irregular e a utilização de agrotóxicos ilegais nos municípios integrantes da Comarca de Ituporanga. 

Diante do cenário encontrado na região com o uso de agrotóxicos ilegais ou adulterados, o MPSC buscou a parceria da Cidasc e da Polícia Militar Ambiental e desenvolveu o programa Campo Limpo. 

As palestras que acontecerão no dia 26 de julho, às 17 horas, em Imbuia e no dia 27 de julho, no mesmo horário, em Ituporanga, visam atuar para que as pessoas envolvidas com o plantio da cebola, comerciantes locais e agricultores, possam trabalhar na prevenção e combate da comercialização irregular e utilização de produtos com venda proibida no Brasil.

SERVIÇO

O quê: Duas palestras sobre o uso, comércio e fabricação de agrotóxicos ilegais e as consequências criminais, na saúde, no meio ambiente e na sociedade.

Onde e quando: 26/07/2022 - Câmara de Vereadores de Imbuia (R. 25 de Novembro, 340) | 27/07/2022 - Câmara de Vereadores de Ituporanga (Centro Administrativo Antônio Carlos Konder Reis - Centro) 

Horário: 17 horas   

Público: presencial, imprensa, agricultores, comerciantes que atuam na venda de agrotóxicos e pessoas envolvidas com o plantio da cebola.