MPSC instala 7º núcleo do GAECO em Blumenau
Santa Catarina é o Estado com mais unidades do GAECO no Brasil. A força-tarefa atua no combate às organizações criminosas e na repressão dos crimes de maior complexidade.
Santa Catarina vem se consolidando como o Estado com mais unidades do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) no Brasil. Nesta terça-feira (13/12), o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, instalou o núcleo do GAECO em Blumenau, o sétimo no Estado. Atualmente a Instituição conta com estruturas instaladas nos municípios de Joinville, Itajaí, Chapecó, Capital, Criciúma e Lages. Na abertura da solenidade, o Coordenador-Geral do GAECO em exercício, Promotor Paulo Antônio Locatelli, realizou a leitura do ato de instalação da sede da força-tarefa.
O Coordenador do núcleo do GAECO de Blumenau, o Promotor de Justiça Odair Tramontin, destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos de Estado. "Com o fortalecimento das instituições e com o crescimento das parcerias, constroem-se forças capazes de fazer os leões miarem como gatinhos. Assim, caminhamos para o enfrentamento aos crimes especializados, aqueles em que somente o delegado de polícia não terá condições, sozinho, de combater. Precisamos fornecer combustível para as novas gerações construírem um país melhor: a união"
Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, a presença do núcleo do GAECO no município permitirá combater também os crimes menores. "Vemos hoje a plenitude da sinergia, da cooperação em prol da promoção da justiça. A cidade brinda esta instalação, tão importante para Blumenau que sente o avanço da criminalidade. O GAECO virá combater o crime organizado, que é o maior patrocinador dos pequenos delitos", afirmou.
O Secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, César Augusto Grubba, também presente na solenidade, falou sobre o fortalecimento da segurança no Estado. "Somente a certeza da punição, o temor à lei, contribuirá para a redução dos crimes. Por isso o trabalho do policial tem que ser complementado em parcerias como estas, que demostram a união de esforços, pois com ela que se produzem os grandes resultados", comentou.
A solenidade de instalação foi encerrada pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, que reforçou a importância do trabalho cooperado. "Estamos aqui celebrando mais uma instalação. Blumenau recebe uma unidade do GAECO estrategicamente planejada para dar suporte e enfrentar as organizações criminosas. Mas de nada adianta a força sem a vontade, a dedicação, a alegria em poder servir a sociedade."
O PGJ também abordou o momento político nacional. "2016 é um ano que deve ser registrado para sempre em nossas memórias. Mesmo com o Brasil em severa crise, Santa Catarina continuou crescendo. Esta força é fruto da cooperação, do trabalho conjunto, da harmonia. É união que vivenciamos hoje que devemos manter para inclusive lutar contra o revanchismo contra aqueles que trabalham no combate às práticas criminais".
Após a solenidade, foi descerrada a placa de inauguração da sede do GAECO pelos membros do Ministério Público de Santa Catarina e pelos representantes dos órgãos de segurança pública de Santa Catarina.
O núcleo do GAECO em Blumenau tem como área de abrangência as comarcas de Blumenau, Ascurra, Gaspar, Ibirama, Indaial, Ituporanga, Pomerode, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Taió, Timbó e Trombudo Central.
O GAECO começou a tomar forma dentro do MPSC em 1994 como Coordenadoria de Investigações Especiais (CIE) para dar apoio às apurações mais complexas dos Promotores de Justiça. Em 2011, seguindo o padrão nacional, passou se chamar GAECO, permitindo uma maior integração institucional para repressão ao crime organizado que atua além das divisas dos Estados.
Hoje, a força-tarefa continua atuando em apoio às Promotorias de Justiça e é composta por Promotores de Justiça e servidores do MPSC e por integrantes das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, da Fazenda Estadual, e órgãos envolvidos na identificação, prevenção e repressão aos delitos de maior complexidade. Ao todo, há sete núcleos do GAECO no Estado: Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Lages e Itajaí e Blumenau.
Também estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades: o Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais, Fábio de Souza Trajano; o Coordenador Administrativo de Blumenau, Rodrigo Cunha Amorim; o Juiz de Direito de Blumenau Álvaro Luiz Pereira de Andrade; o Presidente da Associação Comercial de Blumenau, Carlos Tavares D'Amaral; o Promotor de Justiça de Blumenau Carlos Eduardo Cunha; a Promotora de Justiça de Blumenau Deize Mari Oechsler; o Promotor de Justiça de Blumenau Gustavo Mereles Ruiz Diaz; a Promotora de Justiça de Blumenau Jayne Abdala Bandeira; o Promotor de Justiça de Blumenau Leonardo Todeschini; a Promotora de Justiça de Blumenau Monika Pabst; o Delegado da 01ª DP de Blumenau, Christian George Siqueira; a Juíza de Direito de Blumenau Cibelle Mendes Beltrame; o Responsável pela Agência de Inteligência PM de Rio do Sul, Tenente PM Cordova; o Delegado da DIC Blumenau Egídio Ferrari; o Comandante da 23ª BI do Exército em Blumenau, Fernando Cesar Costa de Almeida; o Presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Mário Hildebrandt; o Procurador da República em Blumenau, Michael Von Muhlen de Barros G.; o Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto; o Chefe da Delegacia PRF em Blumenau, Roberta da Silva Ferreira; o Presidente da OAB em Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki; e o Comandante-Geral da PMSC, Cel PM Paulo Henrique Hemm.