Post

Na manhã desta quinta-feira (9), o Ministério Público de Santa Catarina inaugurou oficialmente a nova sede das promotorias da Comarca de Lages. A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, com a participação de Promotores, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e convidados. 

"Esse edifício representa uma aproximação ainda maior do Ministério Público com a comunidade local. É uma construção moderna, sustentável e acessível, que tem a finalidade de promover a efetivação dos direitos da sociedade, mediante o acolhimento dos cidadãos que nos procuram", diz o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin. 

A nova sede fica na Rua James Robert Amós, Centro, próximo ao Fórum. O prédio leva o nome da Promotora de Justiça Rosalina Maria Rodrigues, falecida em 2003. Ela atuou na Comarca de Lages durante nove anos (de 1994 a 2003) e é lembrada por lutar pela efetivação dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica. Familiares de Rosalina acompanharam a cerimônia. O filho, Guilherme, e a irmã, Flávia, participaram do descerramento da placa inaugural. 

O Coordenador Administrativo da Comarca de Lages, Promotor de Justiça Fabrício Nunes, fez um relato de todo o processo desde a aquisição do terreno até a cerimônia de inauguração. "Foi uma longa jornada, e estamos realizando um grande sonho. Este imóvel traz melhores condições de trabalho para os Promotores e colaboradores, mas, acima de tudo, ele pertence a toda a comunidade lageana e serrana". 

O edifício possui uma sala de acolhimento logo na entrada. Esse setor é responsável por fazer o atendimento inicial. Um profissional capacitado ouve o cidadão, registra o caso em um sistema e encaminha a situação para uma promotoria ou para outros órgãos competentes, como Polícias e Centros de Referência.  

As 14 Promotorias de Justiça da Comarca de Lages atendem os municípios de Lages, São José do Cerrito, Painel e Bocaina do Sul, nas áreas criminal, cível, execução penal, infância e juventude, moralidade administrativa, consumidor, registros públicos, ordem tributária, violência doméstica, violência contra a mulher, acordos de não persecução, precatórios, meio ambiente, cidadania e direitos fundamentais, entre outras.  


Rádio MPSC

Edifício aproxima ainda mais o Ministério Público da comunidade serrana, com espaço de acolhimento e 14 Promotorias de Justiça.

Ouça o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.