MPSC inaugura oficialmente a nova Sede das Promotorias da Comarca de Lages
Na manhã desta quinta-feira (9), o Ministério Público de Santa Catarina inaugurou oficialmente a nova sede das promotorias da Comarca de Lages. A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, com a participação de Promotores, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e convidados.
"Esse edifício representa uma aproximação ainda maior do Ministério Público com a comunidade local. É uma construção moderna, sustentável e acessível, que tem a finalidade de promover a efetivação dos direitos da sociedade, mediante o acolhimento dos cidadãos que nos procuram", diz o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.
A nova sede fica na Rua James Robert Amós, Centro, próximo ao Fórum. O prédio leva o nome da Promotora de Justiça Rosalina Maria Rodrigues, falecida em 2003. Ela atuou na Comarca de Lages durante nove anos (de 1994 a 2003) e é lembrada por lutar pela efetivação dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica. Familiares de Rosalina acompanharam a cerimônia. O filho, Guilherme, e a irmã, Flávia, participaram do descerramento da placa inaugural.
O Coordenador Administrativo da Comarca de Lages, Promotor de Justiça Fabrício Nunes, fez um relato de todo o processo desde a aquisição do terreno até a cerimônia de inauguração. "Foi uma longa jornada, e estamos realizando um grande sonho. Este imóvel traz melhores condições de trabalho para os Promotores e colaboradores, mas, acima de tudo, ele pertence a toda a comunidade lageana e serrana".
O edifício possui uma sala de acolhimento logo na entrada. Esse setor é responsável por fazer o atendimento inicial. Um profissional capacitado ouve o cidadão, registra o caso em um sistema e encaminha a situação para uma promotoria ou para outros órgãos competentes, como Polícias e Centros de Referência.
As 14 Promotorias de Justiça da Comarca de Lages atendem os municípios de Lages, São José do Cerrito, Painel e Bocaina do Sul, nas áreas criminal, cível, execução penal, infância e juventude, moralidade administrativa, consumidor, registros públicos, ordem tributária, violência doméstica, violência contra a mulher, acordos de não persecução, precatórios, meio ambiente, cidadania e direitos fundamentais, entre outras.
Rádio MPSC
Edifício aproxima ainda mais o Ministério Público da comunidade serrana, com espaço de acolhimento e 14 Promotorias de Justiça.
Ouça o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.
Últimas notícias
30/06/2026MPSC aciona Justiça para exigir correção de falhas sanitárias em hospital de Sombrio
30/06/2026NEAVIT participa de assinatura de acordo de cooperação técnica com Ministério das Mulheres
30/06/2026Limites da propaganda eleitoral marcam abertura de série de encontros sobre eleições de 2026
30/06/2026Decisão obtida pelo MPSC garante segundo professor a estudante de Correia Pinto com deficiência visual
30/06/2026MPSC busca ressarcimento de consumidores que em 2022 pagaram ingresso para evento, mas não puderam assistir a shows principais em Fraiburgo
30/06/2026Ação do MPSC pede reforço no efetivo da Polícia Civil para garantir atendimento na Comarca de Presidente Getúlio
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste