MPSC fecha o Setembro Amarelo com evento ao ar livre, no Parque de Coqueiros
Atividades foram abertas ao público com programação que estimulou a conscientização sobre saúde mental através da alimentação equilibrada e exercícios físicos
O objetivo do evento foi conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável e exercícios físicos como forma de promover a saúde mental. "A atividade de hoje foi uma forma de diversificar as ações alusivas ao setembro amarelo, desenvolvidas em conjunto pelo MPSC e a ACP, em contato com a comunidade, levando informação de qualidade sobre promoção de saúde física e mental. A interação durante as atividades e nas conversas com as pessoas proporcionou uma manhã agradável e proveitosa. Importante dizer que embora estejamos encerrando as ações alusivas ao setembro amarelo, o trabalho do Ministério Público de fortalecimento da política pública de saúde mental segue por meio do Programa Saúde Mental em Rede, uma das prioridades institucionais neste ano de 2024", destacou o Coordenador do CSP, Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins.
"O projeto Mova-se + com o MPSC foi pensado como uma ação importante de promoção da saúde e bem-estar ao público interno do MPSC, mas também como oportunidade de devolver à sociedade iniciativas em saúde, como a que aconteceu hoje", explicou a Gerente de Atenção à Saúde do MPSC, Juliana Martins Barreto Abreu.
Sandra Figueiredo participou do evento e falou da importância de se aliar saúde física e mental. "Me reinventei depois dos 60 anos por causa da atividade física. Pratico atividades de atletismo de alto rendimento e me sinto muito satisfeita e realizada", contou. O médico oncologista Ernani Lange destacou que cuidar da mente é essencial e parabenizou a idealização do encontro. "Os índices de suicídio são enormes. Este é um fenômeno, hoje, que precisa ser estudado profundamente. Por isso, parabéns ao Ministério Público e à Associação Catarinense de Psiquiatria".
Ciclo de Palestras
O encontro no parque foi uma sequência do ciclo de palestras com o tema "Cuidado e acolhimento de pessoas que fazem parte de grupos vulnerabilizados", que ocorreu no dia 10 de setembro, em Florianópolis. No final do mês de outubro, durante as comemorações do dia do servidor, será promovido mais um evento com foco na saúde física e mental.
Neste ano, o evento abordou as desigualdades sociais que podem impactar na saúde mental e levar ao suicídio de membros da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas negras, indígenas, idosas, com deficiência, em situação de rua, afetadas por eventos climáticos e de outros grupos. Também foram discutidas políticas públicas de prevenção e o cenário de saúde mental em Santa Catarina.