O protocolo foi elaborado por diversas entidades que compõem a rede de proteção à mulher no município. A atuação em conjunto garante um atendimento mais eficaz e busca evitar a revitimização da mulher.
Garantir uma resposta rápida, eficaz e humanizada por parte dos serviços públicos: esse é um dos principais objetivos do fluxograma de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica que vem sendo implementado em Braço do Norte. O protocolo foi desenvolvido pelos membros da rede de proteção à mulher, composta por diversas entidades e coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Com a criação do fluxograma, passam a ser organizadas e padronizadas as etapas de acolhimento às vítimas, com a definição clara do papel de cada setor envolvido, como saúde, assistência social, segurança pública e sistema de justiça. Assim, é possível evitar falhas de comunicação, retrabalho e encaminhamentos incorretos. Com isso, busca-se assegurar que a vítima seja atendida com agilidade e respeito desde o primeiro contato.