Post

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, indica o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para auxiliar a campanha Outubro Rosa, o Ministério Público de Santa Catarina vai utilizar as redes sociais da Instituição para postar mensagens a fim de reforçar a importância do diagnóstico precoce e de atividades preventivas

O conteúdo dos posts, que já começaram a ser publicados no Facebook do MPSC, foi preparado com o apoio da Gerência de Atenção à Saúde (GESAU), pela Médica do Trabalho Dra. Daiana Julissa Disconzi, após reunião com o Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis Carlos Alberto Justus da Silva e equipe, e com base em informações atualizadas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Sociedade Brasileira de Medicina de Família.

Seguindo o que preconizam estes órgãos, a Dra Daiana explica sobre a ampliação dos conteúdos abordados atualmente na Campanha Outubro Rosa, que vão além do câncer de mama, chamando a atenção para situações como câncer de colo de útero, violência contra a mulher e a gravidez na adolescência, por exemplo. "É importante estarmos atentos à saúde da mulher de maneira integral, todos os meses do ano, e o Outubro Rosa vem para lembrar a todos a relevância do tema", explica a médica.

Realizar atividades físicas regularmente; reduzir ou não consumir álcool; manter uma alimentação saudável, são medidas de prevenção do câncer e que podem auxiliar na manutenção da saúde e bem-estar de todos.

Direitos: a lei dos 60 dias

Como forma de combate ao câncer existem leis que garantem aos pacientes diagnosticados o direito a atendimento. A Lei n. 12.732, conhecida como Lei dos 60 dias, garante aos pacientes com câncer a iniciar o tratamento (realização de terapia cirúrgica, radioterapia ou quimioterapia, a depender do caso) em até 60 dias, contados da data do diagnóstico em laudo patológico (exame).

Para levantar o efetivo cumprimento da Lei dos 60 dias em Santa Catarina, a 33ª Promotoria de Justiça da Capital, que possui atribuição de âmbito estadual, instaurou a Notícia de Fato n. 01.2018.00021388-1 e solicitou à Secretaria de Estado da Saúde informações sobre o tempo de atendimento dos pacientes a partir da data do diagnóstico.

Se o seu direito ao tratamento no prazo acima estiver sendo violado, procure a Promotoria de Justiça da sua cidade.

Mulheres do MPSC

Como parte da campanha Outubro Rosa, a Gerência de Atenção à Saúde (GESAU) do MPSC vai intensificar durante o mês atendimento interno para tirar dúvidas e prestar orientações a respeito do tema. E nesta quinta-feira (11/10) acontecerá o "Dia Rosa", no qual todos estão convidados a vestir rosa e a postar uma foto - individual ou em grupo - no seu Facebook ou no seu Instagram com a hashtag #OutubroRosaMPSC.

A área de criação do MPSC também produziu cartazes com base no material técnico desenvolvido pela Médica do Trabalho do MPSC, Daiana Julissa Disconzi, abordando as formas de prevenção e alertas sobre os cuidados permanentes com a saúde para serem expostos nos elevadores da Instituição.

Neste mês, os edifícios da Casa do Barão, do Campo Salles e o anexo do Fórum Eduardo Luz também serão iluminados de Rosa.




ASSISTA A ESTE DEPOIMENTO!

A servidora Karina Mendes de Brito, da Gerência de Sistemas de Informação do MPSC, foi diagnosticada com câncer de mama e quer falar sobre a importância da prevenção e da realização de exames regulares. Em tratamento de saúde há cinco meses, Karina fez duas cirurgias com sucesso e está na chamada fase preventiva.